João Pessoa
Feed de Notícias

Custo de vida registra leve alta de 0,84% em JP, constata o Ideme

terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 17:21 - Fotos: 
O custo de vida de outubro registrou aumento de 0,84% em João Pessoa. A leve alta no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi puxada pelos serviços de transporte e comunicação, que subiram 7,56% na comparação entre outubro e setembro. Em 2009, o IPC acumula alta de 4,78% e de 7,08% nos últimos 12 meses. Os dados, divulgados nesta terça-feira (24), fazem parte do levantamento mensal do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme).

No grupo transporte e comunicação, somente as despesas com compra de peças e acessórios para veículos tiveram aumento de 8,38%. “A alta é decorrente da manutenção que o proprietário faz rotineiramente no veículo, desde levar o carro para conserto na oficina, até a compra de acessórios, como alto-falantes”, explicou o gerente do Departamento de Informações para o Planejamento do Ideme, Geraldo Lopes. Também contribuíram para que o custo de vida do pessoense subisse 0,84%, em outubro: alimentação (1,01%) e habitação (0,29%).

O pessoense pagou 3,52% menos na compra de roupas, em outubro. O vestuário feminino foi o que mais registrou queda de preços. Os valores de blusas, saias e calças apresentaram redução de 12,72%, enquanto o setor masculino experimentou diminuição de 1,17% nos preços cobrados nas lojas, naquele mês.

“Com a chegada do final de ano, as lojas de João Pessoa dispõem de um estoque maior e diversificado de produtos à venda. Essa concorrência de preços faz o valor de calças e camisas cair nas lojas. Por isso, a recomendação é pesquisar antes de comprar a roupa”, sugeriu Geraldo Lopes. Os técnicos do Ideme identificaram que outros três grupos ficaram com o custo mais baixo, em outubro: artigos para residência (0,95%), saúde e cuidados pessoais (0,62%) e serviços pessoais (05,9%).

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme