Fale Conosco

13 de agosto de 2015

Custo de vida apresenta alta de 0,52% no mês de julho em João Pessoa



Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) apontou um acréscimo de 0,52% no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa no mês de julho. Com isso, o percentual do custo de vida acumulado no ano ficou em 6,12% e nos últimos doze meses em 9,15%. Dos sete grupos que compõem o estudo, dois tiveram desempenhos negativos e um se manteve estável.

Os grupos que sofreram decréscimos foram: Alimentação, com 0,42%; e Artigos de Residência, com 1%. A queda dos alimentos foi impulsionada, principalmente, pela diminuição de preços nas hortaliças e verduras (11,09%), no leite e derivados (3,40%), nas farinhas, féculas e massas (2,01%), nos óleos e gorduras (2,00%) e nas frutas (0,95%).

Já o grupo Artigos de Residência, a variação negativa sofreu influência, em especial, da queda de preços médios de móveis (7,04%); apesar de grupo ter registrado aumentos em itens, como: cama, mesa e banho (4,05%) e eletrodomésticos e equipamentos (3,91%).

De acordo com o estudo do Ideme, os grupos “Saúde e Cuidados Pessoais”, “Transporte e Comunicação”, “Serviços Pessoais” e “Habitação” apresentaram variações positivas de 3,78%, 2,05%, 1,33% e 0,61%, respectivamente. Enquanto que o grupo Vestuário ficou estável, no mês de julho. Mais detalhes sobre o comportamento do custo de vida em João Pessoa podem ser conferidos no site do Instituto: www.ideme.pb.gov.br