João Pessoa
Feed de Notícias

Curta lançado no Departamento de Comunicação narra história de superação de dona de casa

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 - 14:58 - Fotos: 

Na última terça-feira (07), ocorreu o lançamento do documentário “Dona “Esmerina, por exemplo”, no Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba. A produção de 12 minutos narra a vida da dona de casa Esmerina Soares, 63 anos, moradora do bairro do Catolé, em Campina Grande, que após sofrer problemas graves de reumatismo que quase a deixaram paralítica, conseguiu superar as adversidades após ingressar num projeto que envolve dança e aeróbica, realizado no Parque da Criança.

O curta-metragem integra as disciplinas de Produção de Texto Jornalístico e Edição, sendo fruto do trabalho dos alunos do 4° ano do curso de Comunicação, Alisson Correia, Érika Sibelle, Mayara Silva, Júlio César Bezerra, Oziane Santos, Perilo Borba Neto, Rafaela Gomes, Raquel Santos, Renata Xavier, Wenio Tavares, além do cinegrafista e funcionário da UEPB, Paulo Arquilino. A coordenação é da professora Goreti Sampaio e responde pela direção o professor e cineasta campinense Rômulo Azevedo.

Segundo Goreti Sampaio, o documentário foi marcado pela tônica da superação, não apenas da protagonista, mas também dos alunos que sobrelevaram as dificuldades de operacionalização do curta e compuseram um vídeo de qualidade.

Os alunos Alisson Correia e Rafaela Gomes destacaram que desenvolver o trabalho foi gratificante e comovente, pela lição de vida que Dona Esmerina passou para todos. Eles ainda acrescentaram que o caso da personagem principal comprova que atividades físicas e bons relacionamentos são capazes de gerar uma vida mais feliz e saudável.

Já a homenageada, Dona Esmerina, mostrou-se orgulhosa e satisfeita em ver sua vida sendo retratada no curta. “Revela o meu cotidiano, e o que eu mais gosto que é a dança, festa, ver minhas amigas, é isso que eu amo fazer e o que me realiza”, explicou.

Ascom/UEPB