João Pessoa
Feed de Notícias

Cursos oferecidos pelo Cendac facilitam inserção de jovens no mercado de trabalho

segunda-feira, 2 de setembro de 2013 - 11:02 - Fotos: 

Mudança de vida é o objetivo de Ana Ester Lima e Naiana Barreto, ambas de 20 anos e alunas do curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac). Para elas, o curso traz esperança de dias melhores e inserção no mercado de trabalho.

Ana Ester é casada, tem um filho de 5 anos e busca no curso uma  para garantir um futuro melhor para sua família. Ela já trabalhou na área de administração, mas por falta de qualificação não continuou no mercado de trabalho. “Meu chefe me pedia para fazer um oficio, eu fazia, mas não sabia para que servia. Não entendia das práticas de um escritório”, disse a aluna. Esse já é o seu segundo curso profissionalizante na área de administração, o primeiro pelo Cendac. “Estou adorando o curso. O ambiente é muito bom e a professora é excelente. Essa profissionalização vai mudar a minha vida”.

A aluna Naiana Barreto considera a capacitação uma grande oportunidade. Vinda da cidade do Rio de Janeiro, ela acredita que aqui em João Pessoa poderá recomeçar a vida. Naiana pretende se profissionalizar para sair na frente na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho. “Em uma entrevista de emprego vou me sair melhor que outro candidato que não saiba a função de um auxiliar administrativo, afirmou.

A professora Rejane Marta destacou que a maiorias dos seus alunos é de jovens, muitos sem experiência no mercado de trabalho. “Eles estão desempregados e em situação de vulnerabilidade social, mas fizeram uma opção para mudar essa realidade e decidiram investir em seu futuro. Sem essa profissionalização gratuita oferecida pelo Cendac, eles não conseguiriam”.

O curso de Auxiliar administrativo é uma parceria do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente com o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado (Funcep) e apoio do Governo da Paraíba. Na sede do Cendac, também está em andamento o curso de Turismo.

O auxiliar administrativo executa serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, administração e logística, e atende clientes e fornecedores, recebendo informações sobre produtos e serviços. Também trata de documentos variados, prepara relatórios e planilhas, além de executar serviços gerais de escritório.

De janeiro até agosto, o Cendac já ofereceu 4000 vagas em mais de 15 modalidades de cursos profissionalizantes em 35 municípios do Estado.