João Pessoa
Feed de Notícias

Cursos e palestras movimentam Semana do Agente Penitenciário

terça-feira, 26 de junho de 2012 - 10:05 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Uma palestra do secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, coronel Washington França, marcou a abertura da I Semana do Agente Penitencário, na última segunda-feira (25), em João Pessoa. O evento foi aberto na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em Mangabeira. Até o dia  30 de junho, estão programados cursos, palestras e outros eventos de valorização do agente de segurança penitenciária.

O secretário destaca que, pela primeira vez, uma semana é dedicada ao trabalho do agente penitenciário. O profissional atua na contenção e sobretudo na ressocialização das pessoas que estão cumprindo penas. A respeito dos cursos e do workshop programados no evento,  o secretário avalia que a capacitação é necessária para o andamento dos trabalhos. “Percebemos que esta qualificação se faz necessária e é preciso que, cada vez mais, esses profissionais estejam devidamente capacitados para sua própria segurança e para promover a segurança daqueles que se encontram aprisionados”, avalia o secretário.

O gerente da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, destaca que o sistema vive um momento histórico. “O sistema pentienciário vive um momento inédito em reafirmar nesta I Semana do Agente Penitenciário todo aquele cabedal de conhecimento necessário para o desenvolvimento das ações, com cursos e  o workshop”, enfatiza.

O agente Lucas Leal que, além de participar das atividades como aluno, vai ministrar treinamento sobre técnicas de defesa pessoal, manuseio de tonfa e espingarda calibre 12, vê a semana como um meio de integrar os agentes penitenciários. “Valorização e reconhecimento não vêm apenas financeiramente, mas ter um ambiente de confiança no trabalho e saber que a Secretaria se preocupa em ter profissionais qualificados trazem satisfação para os que fazem o Sistema Penitenciário Paraibano”, avalia.

Nesta quarta-feira (27), haverá outorga de comendas e entrega de viaturas e equipamentos para o sistema prisional.  A solenidade acontece, às 20h, na Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). A programação ainda inclui o Curso de Intevenção Rápida e Primeira Resposta em João Pessoa, Campina Grande e Patos; workshop: Gerenciamento de Crises em Unidades Prisionais; Curso de Tiro Defensivo com Tecnologia Não Letal, em João  Pessoa, Cajazeiras e Guarabira; e Confraternização dos Agentes Penitenciários.

O workshop gerenciamento de Crises em Unidades Prisionais será realizado nos dias 27 e 28, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira, com oferta de 160 vagas.

A I Semana do Agente Penitenciário promove uma série de palestras. “Sistema Penitenciário Nacional: perspectivas e desafios”; “Fundamentos essenciais do gerenciamento de crises”; “A crise no ambiente prisional: primeiras medidas e seu gerencimento”; “Responsabilidades do Estado e seus agentes em decorrência de uma crise não/má gerenciada”; “Medidas administrativas pós-crise em unidades prisionais”; “Saúde e mídia no ambiente de crise: socorro e prestação de informações à mídia”.