João Pessoa
Feed de Notícias

Cursos da Sudema capacitam 90 gestores ambientais em Campina

segunda-feira, 1 de março de 2010 - 16:50 - Fotos: 

Pelo menos 90 servidores de 38 municípios paraibanos estão participando de mais dois módulos do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) dos Pólos II (Borborema, Brejo e Cariri) e III (Curimataú, Sertão e Seridó), no Hotel Village, na cidade de Campina Grande, numa parceria entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), onde estão sendo apresentados os temas ‘Meio Ambiente e Setores Produtivos’, ‘Noções de Fiscalização’ e ‘Licenciamento Ambiental’.

O evento ocorre até a próxima quinta-feira (4), nos dois turnos, ministrado por Elimar Maria Neves e Ieure Amaral Rolin, objetivando capacitar os servidores dos municípios que fizeram adesão ao Programa, onde terão a incumbência de atender ao MMA acelerando a estruturação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, que vem acontecendo gradativamente nos últimos anos, como o licenciamento, monitoramento e fiscalização, levando à autonomia municipal.

Nos dois módulos, as questões ambientais são discutidas para evidenciar a relação entre cidadão e meio ambiente, em que o progresso possa ocorrer compativelmente com a sustentabilidade.

A diretora Técnica da Sudema, Ana Lúcia Espínola, e a técnica ambiental Maria Gorete Brito estão à frente dos trabalhos desenvolvidos nos cursos. A diretora explica que “esse é o momento de prepararmos os representantes dos municípios para elaboração de projetos futuros visando o envolvimento do progresso com desenvolvimento sustentável”. Atualmente, 64 municípios paraibanos integram os Pólos e a intenção do órgão ambiental é alcançar metade das 223 unidades municipais existentes no Estado.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema