Fale Conosco

1 de março de 2010

Cursos da Sudema capacitam 90 gestores ambientais em Campina



Pelo menos 90 servidores de 38 municípios paraibanos estão participando de mais dois módulos do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) dos Pólos II (Borborema, Brejo e Cariri) e III (Curimataú, Sertão e Seridó), no Hotel Village, na cidade de Campina Grande, numa parceria entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), onde estão sendo apresentados os temas ‘Meio Ambiente e Setores Produtivos’, ‘Noções de Fiscalização’ e ‘Licenciamento Ambiental’.

O evento ocorre até a próxima quinta-feira (4), nos dois turnos, ministrado por Elimar Maria Neves e Ieure Amaral Rolin, objetivando capacitar os servidores dos municípios que fizeram adesão ao Programa, onde terão a incumbência de atender ao MMA acelerando a estruturação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, que vem acontecendo gradativamente nos últimos anos, como o licenciamento, monitoramento e fiscalização, levando à autonomia municipal.

Nos dois módulos, as questões ambientais são discutidas para evidenciar a relação entre cidadão e meio ambiente, em que o progresso possa ocorrer compativelmente com a sustentabilidade.

A diretora Técnica da Sudema, Ana Lúcia Espínola, e a técnica ambiental Maria Gorete Brito estão à frente dos trabalhos desenvolvidos nos cursos. A diretora explica que “esse é o momento de prepararmos os representantes dos municípios para elaboração de projetos futuros visando o envolvimento do progresso com desenvolvimento sustentável”. Atualmente, 64 municípios paraibanos integram os Pólos e a intenção do órgão ambiental é alcançar metade das 223 unidades municipais existentes no Estado.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema