João Pessoa
Feed de Notícias

Curso vai capacitar bombeiros da Paraíba em mergulho de resgate

segunda-feira, 21 de setembro de 2009 - 16:53 - Fotos: 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba vai divulgar, nos próximos dias, em todas as unidades e subunidades de João Pessoa e do interior, o edital de lançamento do Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (CEMAUT). O tenente-coronel Vilmar Dias de Oliveira, diretor Atividades Técnicas e de Relações Públicas da Corporação, e o professor-instrutor profissional Ismar Just coordenam a equipe de divulgação e implantação do curso promovido pelo Comando Geral, como forma de melhorar ainda mais o nível de profissionalização da tropa. O coronel Pedro Luis do Nascimento, comandante geral da corporação, já determinou estudos para viabilizar a inclusão do Curso de Mergulho de Resgate na grade curricular do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

O tenente-coronel Vilmar disse nesta segunda-feira (21) que as inscrições serão abertas tão logo saia publicado o edital do curso, o que deverá acontecer até o início da próxima semana. Em princípio, os interessados serão inscritos em suas unidades e subunidades de origem, mas a equipe organizadora deverá disponibilizar um link no site da corporação (www.bombeiros.pb.gov.br), a fim de agilizar o processo.

Paralelo à criação do Curso de Mergulho de Resgate, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros também determinou estudos para a criação do Curso de Resgate Terrestre e de Atendimento Pré-hospitalar, que também pretende inserir na grade curricular do CFO. Esses dois brevês (habilitações profissionais), de acordo com o coronel Pedro Luis, darão uma qualidade profissional ainda maior ao Curso de Formação de Oficiais. “Com a inserção dessas duas habilitações, o CFO, que já é um curso de excelente qualidade, vai ficar ainda melhor”, assegurou.

“O curso será ministrado por um dos melhores profissionais do país. O professor-instrutor Ismar Just tem 29 anos de experiência na profissão, com formação na Marinha do Brasil (Base Naval do Rio de Janeiro). Ismar é o único civil do Nordeste que tem certificação internacional em três cursos, sendo inclusive graduado no mais alto nível de mergulho de resgate: o de Instrutor Trainner”, informou o comandante.

O coronel, que vai passar toda a semana inspecionando as ações administrativas e operacionais dos batalhões e companhias da capital e do interior, já incluiu na sua pauta de visitas a divulgação do Curso de Mergulho de Resgate. O professor-instrutor Ismar Just vai acompanhar o comandante geral nas visitas, para prestar esclarecimentos sobre o curso e realizar demonstrações com alguns dos equipamentos que serão utilizados nas aulas práticas.

“Como sempre costumo afirmar, a nossa meta diária é proporcionar a melhor prestação de serviços possível à sociedade civil. E a viabilização desse objetivo começa pela preparação profissional, cada vez mais intensa, da nossa tropa. E é isto que estamos fazendo”, explicou o coronel.

Abelardo Oliveira, da Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros