Fale Conosco

11 de setembro de 2012

Curso técnico de mineração prepara jovens para mercado de trabalho



Fotos Teste DavidA Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen se tornou referência de ensino na região do Seridó da Paraíba oferecendo o Curso Técnico em Mineração. A iniciativa, destinada a estudantes da 6ª Regional de Educação, foi criada em 2011 na cidade de Santa Luzia pela Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de gerar mão de obra qualificada.

O projeto vem atraindo a atenção de empresas de mineração que atuam na localidade e nos municípios Várzea e Soledade, na Paraíba, e Parelhas (RN).

“Nossa escola foi reformada para receber esse curso, que está sendo realizado paralelamente com as atividades do ensino médio regular. Os resultados estão começando a aparecer e agora estamos correndo atrás de parcerias, para que os estudantes possam iniciar os estágios nos segmentos que atuam aqui na região”, destacou Maria Lucia de Lira, diretora da escola.

A estrutura da unidade de ensino passou por obras de readequação sobre a responsabilidade da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), de acordo com as necessidades e exigências da grade curricular. Foram construídos nove laboratórios e agora aguarda a chegada de materiais e equipamentos, que serão instalados nos próximos dias.

Atualmente, 73 alunos estão cursando o programa específico de mineração, sendo 35 do primeiro ano e outros 38 do segundo. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, durante todo dia, com seis matérias específicas do curso técnico no 1º ano, cinco no 2º e cinco também no 3º.

Sistema de seleção – Nos dois primeiros anos de atividade os estudantes eram selecionados através das melhores notas e da frequência durante o 9º ano do ensino fundamental.

Porém, os critérios deverão ser reavaliados dentro dos próximos meses, pois a escola não possui mais o ensino fundamental e agora existe a possibilidade das avaliações serem ampliadas para os alunos de escolas municipais e estaduais da região.

Outros Cursos – A 6ª Região de Ensino oferece outros dois cursos profissionalizantes, que também são integrados à grade extracurricular do ensino médio. As turmas de “Informática” e “Técnicas para o Comércio” funcionam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa, no município de Patos. Os cursos têm duração de três anos e as ações também foram iniciadas em 2011.