João Pessoa
Feed de Notícias

Curso realizado pela Agevisa vai reunir 120 profissionais de 70 municípios

quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 11:16 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) vai realizar mais um curso de capacitação para o desenvolvimento de ações básicas de controle de riscos sanitários em 70 municípios da 2ª macro região de saúde do Estado. A capacitação terá inicio na próxima segunda-feira (30) e prossegue até 4 de dezembro, no auditório do SENAI, com sede na Avenida Assis Chateabriand, Distrito Industrial de Campina Grande.

O curso representa a quarta etapa de um trabalho recente do Estado que tem como objetivo ampliar as ações de vigilância sanitária nos 223 municípios paraibanos. Desse número, 123 já assumiram atividades de inspeção e intervenção, principalmente nas atividades relacionadas ao comércio de alimentos e serviços de saúde.

“Os municípios também podem exercer de forma efetiva com segurança e qualidade o controle e o acompanhamento dos estabelecimentos e produtos que são regulados pelo sistema de vigilância sanitária. Para que isso aconteça, eles precisam estar qualificados para executar as ações de inspeção e intervenção com segurança e qualidade”, informou Alberto José dos Santos, gerente técnico de Integração e Articulação da Agevisa, que está coordenando o projeto de capacitação.

Para que as ações de vigilância sanitária sejam ampliadas nos municípios paraibanos, além da qualificação profissional também são considerados aspectos de estrutura física e equipamentos utilizados para o serviço de controle de riscos sanitários. Segundo o gerente de Integração da Agevisa, quem ganha com os serviços descentralizados é a população.

“É importante que os gestores de sáude entendam ação da vigilância sanitária municipal é relevante no sentido de prevenir riscos a saúde da população que pode ser vítima do consumo de produtos vencidos, mal embalados e mal acondicionados, entre outros”, explicou.

Assessoria de Imprensa da Agevisa