João Pessoa
Feed de Notícias

Curso Progestão Online capacita 100 gestores da rede estadual de ensino

terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 18:13 - Fotos: 

O curso Progestão Online, que capacitou 100 gestores das escolas da rede estadual de ensino, teve seu encerramento no final de agosto. O curso, que aconteceu na modalidade à distância, promoveu uma formação em gestão administrativa e pedagógica aos gestores de escolas públicas das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) e teve como objetivo formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática, com ênfase na inclusão e na participação social, tendo como meta o sucesso dos alunos.

No curso os gestores abordaram temas como administração escolar, pedagogia, estrutura e finanças. O curso aconteceu em parceria com o  Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Instituto Razão Social (IRS) e Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), tendo a coordenação da gerente executiva do Núcleo de Educação à Distância do Estado (NEaD), Verônica Fragoso. O curso Progestão Online aconteceu simultaneamente em vários estados brasileiros, tendo início na Paraíba em 2012.

O curso foi dividido em 10 módulos possibilitando aos gestores participantes a reflexão acerca da sua atuação na gestão escolar. O material disponibilizado para estudo manteve a preocupação de analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências da gestão democrática desenvolvidas na escola e no sistema de ensino.

No decorrer do curso e com o apoio dos tutores à distância, que acompanhavam diariamente as atividades desenvolvidas na plataforma, os gestores também discutiram a importância da construção coletiva do Plano Pedagógico e de um trabalho coeso pautado no conhecimento não apenas das necessidades dos alunos, mas da própria comunidade, trazendo a mesma para pensar sobre a escola que eles querem”, destacou Verônica Fragoso.