João Pessoa
Feed de Notícias

Curso, pioneiro em todo o Nordeste,é uma parceria entre Secap e SES

segunda-feira, 24 de maio de 2010 - 16:32 - Fotos: 
Teve início nesta segunda-feira (24) o I Curso Introdutório em Saúde Penitenciária, voltado para profissionais que fazem parte das equipes de saúde do sistema penitenciário da Paraíba. A capacitação, pioneira em todo o Nordeste, é promovida pelo Governo do Estado, através de uma parceria entre a Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) e a Secretaria de Estado da Saúde.

Entre os dias 24 e 28 de maio, nos turnos da manhã e tarde, no Hotel Netuanah, em João Pessoa, serão debatidos temas como as políticas públicas de saúde no Brasil e a saúde no sistema prisional; aspectos gerais da saúde no sistema penitenciário; processo de trabalho em saúde; vigilância e promoção em saúde e planejamento em saúde.

Elaborado nos moldes do programa de saúde da família, o primeiro módulo do curso, com carga horária de 40h, trata do ambiente de trabalho e processo de trabalho das equipes de saúde.
O segundo módulo terá como objetivo trabalhar as linhas de cuidado com a finalidade de não apenas prevenir doenças dentro do sistema prisional, como forma de proteger a saúde da coletividade nos presídios, como também a saúde de suas famílias e da sociedade em geral.

Para a gerente de Executiva de Vigilância de Saúde, Cleane Toscano, a operacionalização da vigilância em saúde precisa da articulação, análise e controle das equipes responsáveis, contemplando também a unidade familiar, a fim de que se promova uma qualidade de vida da sociedade.

Segundo a gerente Executiva de Saúde do Sistema Penitenciário, Ivana Carla Barros, uma capacitação como essa nunca foi feita em nenhum estado do Nordeste. “A Paraíba é pioneira em oferecer capacitação aos seus profissionais de saúde, que atuam dentro dos presídios e cadeias públicas”, disse.

Além da gerente Ivana Barros, estiveram presentes na solenidade de abertura, o gerente Executivo do Sistema Penitenciário, Ivonilton Coriolano, representando o secretário de Cidadania e Administração Penitenciária, Carlos Mangueira; a gerente Executiva de Vigilância de Saúde, Cleane Toscano, representando o secretário de Saúde, José Maria de França; a gerente Operacional de Gestão da Atenção Básica, Rosete Bezerra, representando a gerente Executiva de Atenção Básica e Saúde, Liana Maria Costa; o diretor do presídio do Roger, Irênio de Macedo; a diretora do presídio de Santa Rita, Edna Maria da Silva Veloso; e Rita Pessoa de Brito, do Centro de Formação de Recursos Humanos da Saúde (Cefor-RH).

Angélica Nunes, da Assessoria de Imprensa da Secap