João Pessoa
Feed de Notícias

Curso para intervenção em saúde básica acontece em JP até esta quarta

terça-feira, 10 de novembro de 2009 - 09:51 - Fotos: 

Começou nesta segunda-feira (9), o último módulo do Curso de Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária. O treinamento de três dias, voltado para gestores de saúde, é ministrado por consultores brasileiros e canadenses e trata de temáticas de atenção primária à saúde. O curso faz parte de um projeto patrocinado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (Cida), Ministério da Saúde (MS), Universidade de Toronto e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba. As aulas serão ministradas no Hotel VerdeGreen, na Capital, até esta quarta-feira (11).

Nesse módulo, os gestores de saúde, participantes do curso, estão apresentando os projetos de intervenção a problemas de saúde, elaborados ao longo do curso. São projetos baseados em evidências a fim de intervir positivamente em uma série de problemas de saúde enfrentados pelo Estado. Mortalidade infantil e materna, saúde do idoso, tuberculose, prevenção do câncer do colo uterino e saúde mental estão entre os temas escolhidos para intervenção nos Estados onde o projeto está acontecendo. Piauí, Alagoas, Paraíba e Ceará foram os quatro estados brasileiros contemplados com o projeto que pretende melhorar os indicadores de saúde nesses locais.

De acordo com Yves Talbot, médico e professor da Universidade de Toronto, o objetivo principal do curso é o aperfeiçoamento das práticas de gestão de serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “O curso oportuniza a apropriação de uma metodologia de enfrentamento de problemas de saúde e disponibiliza ferramentas para que os participantes desenvolvam habilidades gerenciais. Além disso,  o curso enfatiza que as questões de gênero e etnia devem ser consideradas a fim de que pessoas de ambos os sexos e todas as raças sejam tratadas com equidade”, explica Talbot.
 
Mais informações à imprensa:
Adriana Gaertner – Universidade de Toronto
adriana.gaertner@utoronto.ca
(85) 9621-5154
 
Tatiana Rosa – Conselho Nacional de Secretários de Saúde
tatiana@conass.org.br
(61) 9249-7850

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB