João Pessoa
Feed de Notícias

Curso para Condutor de Veículos de Emergência acontece de 5 a 9 de abril

quinta-feira, 4 de março de 2010 - 10:26 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) em parceria com o Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) com o Apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá realizar as primeiras aulas inaugurais do Curso para Condutor de Veículos de Emergência. As aulas, que numa primeira etapa serão oferecidas aos 25 municípios do litoral paraibano, contarão com a participação de 100 motoristas de ambulância.

Segundo informações da Gerência Técnica de Inspeção e Controle de Riscos em Serviços de Saúde da Agência, já está definida a formação de novas turmas até o final do mês de maio, quando também serão atendidos os municípios polarizados por Campina Grande, Patos e Sousa.

Conforme um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público da Paraíba, Polícia Rodoviária Federal e Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem, o curso, além de qualificar e certificar os condutores socorristas, auxiliará na legalização de seus registros junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A idéia é combater o transporte clandestino e garantir a regulamentação do transporte e atendimento pré-hospitalar aos enfermos em ambulância como prever a RDC 033/07 da Agevisa.

O curso, com 40 horas/aula, terá como instrutores profissionais da Agevisa e Cefor. O treinamento abordará questões sobre a legislação específica para os veículos de emergência, direção defensiva e primeiros socorros.

Não há no Estado da Paraíba nenhuma outra instituição de ensino credenciada para ofertar esta qualificação. Por conta disso, A Agevisa é responsável pela inscrição dos condutores de veículos de emergência que atuam nos municípios. Os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Serviços de Saúde da Agevisa, através da Gerência Técnica de Inspeção e Controle de Riscos em Serviços de Saúde.

O curso é gratuito e acontecerá na sede do Cefor localizado na Dom Pedro II, no bairro da Torre de João Pessoa. 

De acordo com a programação da Agevisa o primeiro Curso para Condutores de Veículos de Emergência acontecerá de 5 a 9 de abril destinado a turma de condutores socorristas do litoral paraibano; entre os dias 26 e 30 será a vez dos condutores que atuam na região de Campina Grande. No mês de maio durante o período de 10 até 14 serão contemplados os motoristas de ambulâncias dos municípios polarizados por Patos e entre 24 e 28 de maio será a vez da turma de condutores socorristas da região de Sousa.

Assessoria de Imprensa da Agevisa