Fale Conosco

23 de abril de 2013

Curso orienta merendeiras sobre manipulação e higienização de alimentos



A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) promove, nesta quarta e quinta-feira (24 e 25), em Araçagi, região administrativa de Guarabira, a capacitação sobre manipulação e higienização dos alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar do município. O evento é realizado em parceira com a prefeitura local na escola Alice de Almeida Carneiro. Ele é destinado a 40 merendeiras e seis extensionistas sociais.

Constam da programação, dentre outros assuntos, Aspectos de higiene e de manipulação correta dos alimentos; Preparo e conservação; Distribuição, segurança e soberania alimentar. Os produtos são provenientes da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Aquisição de Alimentos (PAA), que conta com sete agricultores fornecedores. Em Araçagi existem 32 escolas e duas creches municipais, abrigando 3.007 alunos.

Segundo a assessora de Segurança Alimentar da Emater, Tatiana Asahi, que ministra o curso junto com a extensionista social Jacileide Andrade, a meta da empresa é formar multiplicadores e socializar os conhecimentos repassados para merendeiras em todo o Estado. Inicialmente, serão beneficiadas as regiões administrativas de João Pessoa, Itabaiana e Guarabira.

Seguindo as orientações do Governo do Estado, no ano passado a Emater realizou, nos 223 municípios por ela trabalhados, 218 cursos de capacitação em processamento de alimentos para agricultores familiares, merendeiras, grupos de mulheres e jovens rurais.