João Pessoa
Feed de Notícias

Curso destinado a gestor ambiental é apresentado em Campina Grande

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 20:01 - Fotos: 

As questões ambientais estão cada vez mais evidentes para os cidadãos e presentes no cotidiano dos municípios. E essa relação está sendo posta em evidência nos cursos ministrados no Estado da Paraíba, promovidos pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), com apoio e parceria do Governo Federal através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, para formação de gestores ambientais. Os representantes dos municípios integrantes dos pólos têm dois módulos, que serão realizados no Hotel Onigrat Express, entre esta segunda (23) e a quinta-feira (26), nos dois turnos.

Os dois primeiros dias estão reservados para a turma do Pólo III, que compreende os municípios das regiões do Sertão, Seridó e Curimataú. O grupo vai se envolver com o Módulo I cujo tema é ‘Como estruturar um órgão ambiental e legislação ambiental’, ministrado pela professora Helena Telino. Nos dois dias seguintes, o público alvo é do Pólo II das regiões da Borborema, Brejo e Cariri, no Módulo II, com o tema ‘Licenciamento ambiental e tipologias’, ministrado pelo professor Antonio Augusto de Almeida.

A diretora técnica da Sudema, Ana Lúcia Espínola, e a técnica ambiental Goreth Brito estão à frente dos trabalhos a serem desenvolvidos nos cursos. A diretora explica que “o município é o espaço concreto no território em que as coisas acontecem. Nele os impactos são sentidos, tanto dos problemas quanto das soluções para a qualidade de vida. E esse é o momento de prepararmos os representantes dos municípios para elaboração de projetos futuros que envolvam o progresso com a sustentabilidade”, relata.

Atualmente, 64 municípios paraibanos integram os Pólos e a intenção do órgão ambiental é alcançar metade das 223 unidades municipais existentes no Estado, levando-os a gerirem seus próprios negócios na área de meio ambiente, usando instrumentos de gestão no licenciamento, monitoramento e fiscalização.

Da Assessoria de Imprensa da Sudema