João Pessoa
Feed de Notícias

Curso de Pedagogia da UEPB é premiado com 5 Estrelas pelo Guia do Estudante

quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 08:32 - Fotos: 

Segundo o professor Inácio Macedo, coordenador do curso de Pedagogia e o primeiro a receber o comunicado da Editora Abril, é com muito satisfação e alegria que estudantes e professores do Departamento recebem tamanha qualificação. “Entregamos, no início do ano, o questionário eletrônico para o levantamento contendo todos os dados sobre o curso, como a relação de professores, o Projeto Político Pedagógico e a relação dos Grupos de Trabalho e Pesquisa. Com o passar do tempo esquecemos desta avaliação e, de repente, somos agraciados com este prêmio” comentou Inácio.

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Eliana Maia, esta premiação gera um momento cativante e de reflexão, servindo o Curso de Pedagogia de exemplo para os demais. “É um processo em que toda a Instituição passa, revendo e atualizando os projetos curriculares das graduações e aprimorando cada vez mais a qualificação docente. Como resultado, ganham todos, principalmente nossos alunos”, declarou Eliana.

Apesar do Guia do Estudante classificar os cursos participantes, os atributos específicos de pontuação de cada graduação ficam restritos aos pareceristas avaliadores. Por isso, o professor Inácio tem uma opinião pessoal sobre o ótimo desempenho do curso de Pedagogia. Ele atribui o resultado ao seu quadro docente, formado por 98% de mestres e doutores, ao atualizado Projeto Político Pedagógico, aos Grupos de Trabalho e Pesquisa desenvolvidos no Departamento e a política Institucional de qualificação de docentes.

Outros cursos da UEPB também participaram da avaliação recebendo 4 estrelas (Fisioterapia e Serviço Social) e 3 estrelas (Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Psicologia e Química). Este ano, participaram do levantamento 9.371 cursos superiores. A festa de premiação ocorrerá no dia 27 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e a 19º Edição do Guia do Estudante estará nas bancas a partir do dia 28 deste mês.

Prêmio Melhores Universidades 2009

De acordo com Simone Toledo, Analista de Informações Gerenciais da publicação Guia do Estudante, a Avaliação dos Cursos Superiores do Guia do Estudante ocorre há 18 anos, e nela são avaliados, de todo o país, os cursos de graduação com títulos de Bacharelado, com exceção de Pedagogia e Educação Física que são obrigatoriamente de Licenciatura, e que possuem turma formada há pelo menos um ano.

Após a seleção das graduações e instituições enquadradas nos pré-requisitos da premiação, ocorre a coleta de informações específicas do curso, como titulação do corpo docente e produção científica. A partir daí, um grupo de pareceristas especialistas na área pesquisada, formado por professores e pesquisadores universitários, classifica com os conceitos excelentes (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), além de regular e ruim, sendo somente divulgados os cursos com conceitos “Estrelas”. Ao final, todo o processo é acompanhado pelo Instituto IBOPE e auditado pela Pricewaterhouse Coopers.

Ascom/UEPB