Fale Conosco

2 de março de 2012

Curso de Educação em Direitos Humanos aborda diversidade de gênero



Diversidade de Gênero foi o tema abordado no 3º módulo do curso de formação “Educação em Direitos Humanos e Cidadania: uma escola sem violência, homofobia e racismo”, promovido pelo Governo do Estado por meio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O 3º módulo começou no dia 29 de fevereiro e foi encerrado nesta sexta-feira (2), com a presença das professoras Lígia Freitas e Glória Rabay. O curso aconteceu na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) e também foi promovido pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba.

O curso teve o objetivo de capacitar 60 profissionais da educação básica da rede estadual de ensino (gestores, professores e técnicos) para a promoção de uma cultura de paz e de direitos humanos nas escolas, bem como fomentar o protagonismo dos educadores nos seus locais de trabalho por meio do conhecimento da sua realidade e elaboração de planos de ação, além de avaliar e fortalecer conceitos em torno de valores e ações que possibilitem uma escola sem violência, homofobia e racismo.

“Estamos promovendo este curso pela primeira vez na Paraíba e a nossa proposta é que os profissionais da educação do Estado saiam desse momento teórico para colocar em prática nas escolas o que aprenderam e incluir essa cultura de paz nos planos de ação das escolas”, explicou a gerente da Goiesc, Hígia Margareth. O quarto módulo do curso acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de abril.