João Pessoa
Feed de Notícias

Curso de capacitação acontecerá em Lagoa Seca

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 12:23 - Fotos: 
A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, por meio da Gerência Executiva de Defesa Agropecuária e da Gerência Operacional de Defesa Vegetal, realizará nos dias 18 e 19 de fevereiro o I Curso de Certificação Fitossanitária de Origem e a Certificação Fitossanitária de Origem Consolidado (CFO/CFOC) – Pragas Quarentenárias da Citricultura. O curso será destinado a Engenheiros Agrônomos, na cidade de Lagoa Seca, no Centro Marista e as inscrições são gratuitas.
 
Após o curso, os engenheiros estarão habilitados a obter a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO/CFOC) de vegetais hospedeiros da Praga Quarentenária A2: Aleurocanthus woglumi (mosca negra dos citros). Para o recebimento do certificado, o participante deverá ter 100% de freqüência e, no mínimo, 75% de aproveitamento.

Dentre os palestrantes estará o Engenheiro Agrônomo Edson Batista Lopes, Pesquisador da EMBRAPA/EMEPA, Adriana Araújo Costa Truta – Fiscal Federal Agropecuário/MAPA/SFA/PB, Raimundo Nonato Lopes de Sousa – Gerente de Fiscalização do CREA/PB, Luiz Carlos de Sá Barros – Gerente Operacional de Defesa Vegetal – SEDAP/PB e Josileide Cabral Santiago – Fiscal Estadual Agropecuário -SEDAP/PB.

Os assuntos serão sobre Classificação Taxonômica, Identificação, Sintomatologia, Aleurocanthus woglumi (mosca-negra-dos-citros), identificação, mapeamento, métodos de controle, Importância da Defesa Sanitária Vegetal para o comércio nacional e internacional de vegetais, normas, Procedimentos e Preenchimento do Certificado Fitossanitário de Origem e de Origem Consolidado – CFO/CFOC, bem como legislação estadual.

No final, será feito o Credenciamento junto à SEDAP com os procedimentos para a Certificação Sanitária de Origem (CFO). Dessa forma a Secretaria espera aumentar o contingente de técnicos capacitados à acabar com a mosca negra dos citros no Estado

Gracy Wedja, da Assessoria de Imprensa da Sedap