João Pessoa
Feed de Notícias

Curso da Sudema debate processo de licença de esgotamento sanitário

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 - 18:32 - Fotos: 

A eficiência e eficácia no processo de licenciamento ambiental estão sendo postas em evidência em cursos que o Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) desenvolvem através de Moodle (sistema gerencial de aprendizagem virtual projetado usando princípios pedagógicos), para capacitação de gestores ambientais.

O curso que ocorre esta semana (7 a 11/12) é específico e trata de licenciamento de sistemas de esgotamento sanitário e destino final dos resíduos sólidos; o módulo é presencial, com 32 horas/aula ministradas por Edmilson Fonseca (engenheiro civil) e Luiz Gualberto (engenheiro sanitarista), tendo como local o auditório da Sudema.

Nos dois primeiros dias, Fonseca abordou a temática de resíduos sólidos desde a geração, acondicionamento, coleta, tratamento, destino final, como também a coleta seletiva. Já o tema esgotamento sanitário, abordado por Gualberto, está mostrando os aspectos de esgotamento, características dos diversos tipos de coleta e transporte do esgoto, sistemas para tratamento e abordagem de rede de tratamento.

A novidade desse módulo fica por conta de uma visita técnica que os participantes do curso fazem nesta quinta-feira (10) à Estação de Tratamento de Esgotos no Bairro de Mangabeira, e ao Aterro Sanitário Metropolitano na Capital, antes da conclusão da atividade nesta sexta-feira (11).

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema