João Pessoa
Feed de Notícias

Curso contempla cerca de 60 servidores da área de saúde

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - 19:31 - Fotos: 

Em busca da padronização e da excelência para a garantia da segurança dos resultados dos exames laboratoriais, a direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) oferece neste sábado (27), o curso 'Qualidade na fase pré-analítica dos exames laboratoriais'. O curso de aperfeiçoamento acontece no auditório do HT durante todo o período da manhã.

A capacitação, promovida pela coordenação de Laboratório do hospital, vai contemplar cerca de 60 servidores, entre bioquímicos, técnicos de laboratório e equipe de enfermagem. Também foram convidados profissionais dos hospitais Edson Ramalho, Frei Damião, Arlinda Marques e Clementino Fraga. Cada um vai enviar cinco representantes, totalizando 20 pessoas.

De acordo com a coordenadora do setor de Laboratório do Trauma, Lúcia Cristina Corrêa Moura, a melhoria da qualidade dos procedimentos laboratoriais tem sido uma busca constante dos profissionais. “O preenchimento de requisições, a identificação de amostras biológicas e o número do boletim de entrada (BE) são requisitos básicos para a excelência e a garantia da segurança do paciente. Para que este processo aconteça dentro dos padrões recomendáveis, sentimos a necessidade de padronizar esse procedimento, oferecendo um curso para toda a equipe”, frisou a coordenadora.

A redução dos erros pré-analíticos na realização de exames é um desafio para laboratórios e médicos do mundo inteiro. Por isso, a importância de se investir em cursos para os profissionais que realizam a coleta. Estudos mostram que os exames laboratoriais podem influenciar em 70% os diagnósticos dos médicos. Os resultados, considerados como incompatíveis com o real estado clínico ou com os resultados de exames anteriores, que levam médicos a erros de avaliação do verdadeiro estado de saúde do paciente.

A fase pré-analítica compreende desde o preparo do paciente (alimentação, jejum, uso de medicamentos, etc), coleta adequada das amostras de sangue utilizando dispositivos adequados (tubos, agulhas, coletores, materiais para assepsia, etc), cuidado no transporte até o processamento das amostras antes da análise propriamente dita.

Programação do Curso

08:h00 – Abertura: Lúcia Cristina Corrêa Moura (Coord. Do setor de Laboratório do HETSHL)
08:h30 – Palestra: A importância na fase Pré-analítica dos exames laboratoriais
Ministrante: Sílvia Donato
10:h00- Intervalo
10:h10- Palestra: A importância na fase Pré-analítica dos exames microbiológicos
Ministrante: Verônica Florêncio
11:h30- Mesa redonda
12:30 – Encerramento

Assessoria de Imprensa do Hospital de Trauma de João Pessoa