Fale Conosco

27 de julho de 2009

Curso capacita técnicos sobre tratamento de resídios sólidos e esgotamento sanitário



A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) inscreveu 55 técnicos ambientais ligados ao órgão e as prefeituras municipais contempladas no Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais, no curso à distância sobre tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário. A capacitação é resultado da parceria da Sudema com o Ministério do Meio Ambiente.

O curso acontecerá de agosto a novembro deste ano e o encerramento será em módulo presencial, ministrado pelos engenheiros Antônio Gualberto, Superintendente da Sudema e Edmilson Fonseca.

O planejamento da gestão tem sido a marca registrada da nova diretoria, que tem promovido ações de capacitação e reciclagem dos técnicos. Com o curso eles receberão novos conhecimentos em defesa do meio ambiente.

Reunião com coordenadores – A diretora Técnica da Sudema, Ana Lúcia Espínola, dando continuidade à política de socialização das coordenadorias, realizou na última sexta-feira (24), no auditório da instituição, mais uma reunião com os representantes de cada setor. Juntos, discutiram as ações, metodologia de trabalho e metas a serem alcançadas.

A excelência no atendimento, por exemplo, uma das exigências do Governo Estadual, foi um tema abordado. Segundo Ana Lúcia Espínola, “é preciso avaliar criteriosamente o trabalho diário desenvolvido por cada coordenadoria, prestando um atendimento de qualidade, sem perder, no entanto, a coerência com a filosofia do órgão, que é defender e preservar a natureza”.

Ela viajou no sábado, para a cidade de Pedra Lavrada, onde participou das comemorações alusivas ao Dia Nacional do Garimpeiro. Lá foi lançada uma cartilha, produzida por técnicos da Sudema, que ensina a desenvolver a atividade de extrativismo mineral de forma responsável e segura, tanto para os garimpeiros, quanto para o meio ambiente.

Maria Helena Rangel, da Sudema