João Pessoa
Feed de Notícias

Curso capacita artesãos paraibanos para o trabalho em couro

quinta-feira, 2 de maio de 2013 - 16:37 - Fotos: 

Transformar o couro cru de boi e de bode em vários produtos preservando a cultura local aliada aos novos designers do mercado é o principal desafio da capacitação promovida pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), para que artesãos paraibanos qualifiquem seus produtos em couro e aprendam novas técnicas. O curso foi ministrado na Vila do Artesão, em Campina Grande, pela consultora Maria do Rosário Alexandre Meira, especialista em Desenho Industrial e pós-graduada em Estilismo e Modelismo de artefatos em couro.

As aulas foram ministradas em duas etapas: de 20 a 22 de abril e de 27 a 29 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Nesta quinta e sexta-feira (2 e 3) a consultora está iniciando a terceira e última etapa do projeto visitando individualmente o ateliê de cada artesão, iniciando pela cidade de João Pessoa, onde será realizado um trabalho de consultoria de negócios.

Para a técnica do Programa de Artesanato da Paraíba, Yara Alencar, que coordenou a capacitação, a iniciativa visa associar a cultura do couro com a criação de novas peças e tendências. “Eles já possuem toda a técnica necessária, mas a reciclagem fará com que melhorem seus produtos, tenham uma nova visão de mercado e passem a desenvolver novas peças já para o Salão de Artesanato em junho que, neste ano, trás como tema principal o couro”, destacou.

Cerca de 20 artesãos dos municípios de São João do Cariri, Campina Grande e de João Pessoa participaram do curso, entre eles a artesã Ivânia Barreto, que trabalha com a técnica do couro há 12 anos. “No início pensei que o curso poderia mudar nossa técnica de trabalho e tornar os produtos cada vez mais parecidos aos industrializados. No entanto, o objetivo foi nos qualificar para que pudéssemos aprender novas técnicas, aplicar conceitos e criar novas peças para serem comercializados no próximo salão”, frisou a artesã.

Ela disse ainda que o tema do couro no Salão de Artesanato da Paraíba será uma oportunidade para gerar maior visibilidade do artigo e aumentar as vendas. “Participo do salão desde o início e neste ano esperamos vender bastante no período junino. A capacitação nos ajudou para aprimorar a produção de peças de acessórios femininos, carteiras, porta-níqueis e, principalmente, as bolsas”, acrescentou a artesã. 

Salão do Artesanato Com o tema “A Arte do Couro na Paraíba”, já começaram os preparativos para mais uma edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que terá início, em Campina Grande, no dia 7 de junho. O evento ficará aberto ao público até o dia 30 de junho. Mais informações pelo telefone 3218-8424.