João Pessoa
Feed de Notícias

Curso capacita 1.266 agentes para atuarem nos presídios da PB

quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 18:13 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), deu início nesta semana a mais uma turma de formação para agentes penitenciários, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

O curso para formação de agentes penitenciários está no seu 16º grupo e neste momento forma 180 agentes penitenciários. Serão duas semanas de aulas práticas e teóricas em horário integral até o próximo dia 11 de agosto. Em seguida, no dia 13, será iniciado o 17º grupo para formação de mais 145 agentes penitenciários, com previsão de término para o dia 25 de agosto.

Disciplinas – O Curso de Formação tem carga horária de 100 horas/aula, divididas em cinco módulos, sendo quatro módulos de aulas teóricas e um de atividades práticas: Módulo I – Administração Penitenciária – 20h; Módulo II – Saúde e qualidade de vida – 8h; Módulo III – Segurança e Disciplina – 28h; Módulo IV – Relações Humanas e Reinserção Social- 20h; Módulo V – Atividades Práticas – 24h.

Os agentes foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado no ano de 2008. Após concluírem a primeira etapa de provas objetivas e discursivas, eles passaram por uma avaliação psicológica até chegarem nesta última e terceira etapa de formação de agentes penitenciários.

“Foram oferecidas 2000 vagas, sendo que 1.266 desses profissionais já passaram pelo curso de formação e estão em pleno exercício nos presídios e cadeias públicas do Estado. Até o final do mês de agosto serão 1.360 agentes devidamente capacitados”, destacou Marlene Rodrigues, integrante da Comissão do Concurso.

Convocação – O secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Washington França da Silva, publicou novo edital de convocação no Diário Oficial do Estado de 17/07/2012 convocando mais 133 candidatos para realizarem matrícula no Curso de Formação.

Para o gerente executivo do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, as convocações são de extrema importância para a renovação e qualificação do quadro de agentes penitenciários. “A determinação do governador, que resolveu convocar todos os aprovados no último concurso, mostra a preocupação do Governo do Estado em manter a segurança nas unidades penais da Paraíba”, destacou. Ele acrescentou que o curso de formação prepara os futuros agentes para enfrentar qualquer problema que venham encontrar no exercício da função e os qualifica para serem agentes diretos do processo de ressocialização.

Os últimos convocados deverão comparecer ao Centro Administrativo Estadual, no Bloco III, 3º andar, situado na Av. João da Mata, s/nº, Jaguaribe, João Pessoa – PB, no prazo de até 30 (trinta) dias a partir da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado munidos da documentação exigida para investidura no cargo.