João Pessoa
Feed de Notícias

Curimataú prioriza saúde, abastecimento d’água e segurança na plenária do OD

sábado, 12 de maio de 2012 - 12:44 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

Foto:Secom-PB

A saúde pública se repetiu como a principal demanda apontada pela população da região do Cuirmataú, com 506 votos. Em 2011, a plenária em Cuité também trouxe a saúde como prioridade, com 446 apontamentos. A segunda prioridade indicada na audiência em Cuité foi o abastecimento d’água, que figurou na décima posição do ranking na rodada do programa no município, no ano passado. Em terceiro lugar foi apontada a segurança pública, com 232 apontamentos; seguida pela indústria (203) e educação (174).

A audiência em Cuité teve início por volta das 19h30. Exatas 985 pessoas se inscreveram para participar do encontro, realizado no Ginásio Municipal de Esporte Waldemir Alves de Lima. A presença da população foi superior a marca de participantes da plenária ocorrida na cidade no ano passado, quando foram inscritas 721 pessoas, representando um acréscimo de 36,6%.

Neste sábado (12), o Orçamento Democrático realiza nova rodada no município de Soledade, que integra a 3ª região geoadministrativa, composta pelo total de 39 cidades, sendo Campina Grande a sede. O encontro vai ocorrer na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega.

Demandas – Ao todo, 22 pessoas foram inscritas para representar suas cidades e apresentar novas demandas para o orçamento de 2013. Todas elas, contudo, antes de fazerem as novas reivindicações, teceram elogios e agradecimentos pelos pedidos atendidos pelo Governo do Estado, diante dos apontamentos feitos pela população no ciclo do OD em 2011.

Ednaldo de Sousa, representante da cidade de Damião, foi um dos primeiros a falar. Segundo ele, o programa dá direito e voz ao povo paraibano. “Vim aqui, sobretudo, para agradecer ao Governo por esta oportunidade. Fizemos uma solicitação para instalação de uma linha de ônibus que ligasse os municípios de Damião e Logradouro. Fomos ouvidos e, prontamente, o DER já garantiu a realização desse nosso pedido. A partir do dia 28 de maio, teremos essa linha partindo de Araruna até Campina Grande. É uma grande conquista para nós”, disse.

Foto: Alberi Pontes/Secom-PB

Gilson Borges, de Nova Floresta, fez apelo para a pavimentação da estrada que liga Nova Floresta a Picuí. Já Carlos Antunes, de Sossego, agradeceu pelas obras realizadas pela Cagepa na localidade em que reside. “Hoje, vemos homens trabalhando por toda a cidade. Mas Sossego ainda precisa de saneamento básico. Solicitamos um olhar atencioso do Governo para esta questão, pois é uma grande carência do nosso município”, frisou.

Já Dagmando Lopes, de Cuité, pediu a criação de uma maternidade de referência regional na cidade. “Somos o maior município da região, mas nossos filhos ainda não podem nascer aqui, por não termos assistência para isso”, disse, também solicitando a expansão do abastecimento d’água no município. “Nossa população dobrou com a chegada do campus da Universidade Federal de Campina Grande, mas o reservatório que nos abastece continuou o mesmo”, explicou.

O abastecimento d’água também foi solicitado por Tião Santos, representante de Nova Palmeira. Segundo ele, atualmente, a população do município só é atendida por carros-pipas. “Temos vários poços na cidade que podem ser utilizados, desde que sejam consertados, amenizando o problema. Também pedimos a presença de ortopedistas e anestesistas no hospital regional de Picuí, que é referência para a região”.

Aido Dantas, de Frei Martinho, cobrou ampliação do abastecimento d’água para a cidade, construção de um conjunto habitacional e a reforma de prédios públicos.