João Pessoa
Feed de Notícias

Cultura – A Secretários

Lau Siqueira

Secretário de Estado da Cultura

Lau Siqueira é um escritor brasileiro nascido em Jaguarão-RS, no dia 21 de março de 1957. Reside na Paraíba desde abril de 1985. Publicou 5 livros: “O Comício das Veias” (1993), “O Guardador de Sorrisos” (1998), “Sem meias palavras” (2002), “Texto Sentido” (2007) e “Poesia Sem Pele” (2011). Neste ano de 2015, vai publicar mais um livro de poemas.

Participou também de diversas antologias, entre elas: “Na virada do século, poesia de invenção no Brasil” (2002), organizada por Frederico Barbosa e Cláudio Daniel; “Moradas de Orfeu” (2011), antologia de poetas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, organizada por Marco Vasquez; “A Arqueologia da Palavra e Anatomia da Língua” (2012). antologia de poetas dos países de língua portuguesa, organizada por Amosse Mucavele; “Bicho de Siete Cabezas” (2013), antologia de poetas brasileiros lançada na Argentina; “Poemas que escrevi para crianças”, antologia de poetas brasileiros para o Fundamental I, organizada por Ruth Rocha; entre outras.

Tem poemas publicados em livros didáticos de editoras como a FTD. Escreve para jornais, portais e revistas.

Na área pública: foi Chefe de Gabinete do então deputado Ricardo Coutinho (2002), presidiu a Fundação Cultural de João Pessoa(2007/2008 – 2005/2006 como adjunto); foi Secretário de Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa (2009/2010); presidente da extinta Fundação de Ação Comunitária(2012/2013); Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (2013/2014) – FUNESC e atualmente exerce o cargo de Secretário de Estado da Cultura.

Fernanda Norat

Secretária Executiva 

Fernanda Norat é natural de João Pessoa, bacharel em Turismo pelo IESP (Instituto de Educação Superior da Paraíba) e especializada em Turismo de Base Local pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

Começou a sua carreira profissional pela iniciativa privada – passando pela Caixa Econômica Federal e Fibrasa (multinacional de embalagens plásticas), entre outros locais – sempre ocupando cargos administrativos.

Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de 2011 a 2014 e, durante os anos de 2013 e 2014, secretária executiva do CONDETUR (Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo). Também integrou o Conselho Fiscal da CINEP (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba).

Atualmente é a Secretaria Executiva aqui da SECULT.

 

Damião Ramos Cavalcante
Presidente da Fundação Casa José Americo

Damião Ramos Cavalcanti, nascido na cidade de Pilar – PB, terra do escritor e romancista José Lins do Rego. Passou parte da sua infância em Itabaiana, quando, com seus 11 anos, foi estudar na cidade de João Pessoa, onde reside, sendo hoje no cidadão itabaianense, título outorgado pela Câmara municipal daquela cidade. Em 1996, viajou a Itália, onde, em romã realizou seus estudos de graduação e pós-graduação em filosofia; em Paris, Graduou-se em Sociologia da educação pela Sorbonne, de 1978 a 1983. Professor da Universidade Federal da Paraíba, desde 1973, onde prestou uma larga folha de serviço como docente dirigente. Participou da criação da UEPB em Guarabira, da UNIPÊ e da FESP em João Pessoa.

Hoje, dedica-se a escrever seus livros, como membro da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; da academia paraibana de letras – APL, da qual é seu atual Presidente; da União Brasileira de Escritores – UBE; da Academia Paraibana de Cinema – APC; da associação Paraibana de Imprensa – API e da Academia Paraibana de Filosofia -  APF.

Atualmente é Presidente da fundação Casa de José Américo – FCJA, advogado, escritor, poeta e Cronista.