João Pessoa
Feed de Notícias

Cultura inicia planejamento de reforma e ampliação do Cine São José

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 - 19:33 - Fotos: 

A proposta de revitalização do prédio que abrigou o Cine São José, em Campina Grande, começou a tomar corpo nesta terça-feira (22), quando representantes do movimento cultural, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) se reuniram para planejar as obras de restauração e ampliação da estrutura.

A reforma prevê a restauração da fachada original e a ampliação da estrutura a partir da construção de novos espaços como camarins, almoxarifado, copa, escritório, salas de aula e banheiros. Com o acréscimo dos novos ambientes a área utilizável deve ser ampliada em aproximadamente 500 metros quadrados, podendo chegar a uma área total de mil metros quadrados.

Conforme explicou o presidente do Iphaep, Marco Coutinho, a revitalização do Cine São José poderá ser efetuada em duas etapas, sendo a primeira a reforma da estrutura existente e, posteriormente, a construção dos novos ambientes. “A reunião foi o primeiro passo para a concretização do projeto. A partir de agora, definiremos o programa de necessidades e a conclusão do projeto arquitetônico”, disse.

A Secult será responsável por realizar pesquisas e solicitação de estudos técnicos para a implantação da sala de projeções, além de iniciar o diálogo de parceria com a Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB), Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e Energisa.