Fale Conosco

20 de setembro de 2013

Cultivo e consumo de mandioca são discutidos durante evento em Mari



festa da mandioca em mari emater 1 270x202 - Cultivo e consumo de mandioca são discutidos durante evento em MariMil e seiscentos empreendedores foram capacitados pela Emater e Sebrae em cursos e palestras realizados durante o 4º Festival da Mandioca de Mari, que começou na segunda-feira (16) e se encerra neste sábado (21). Promovido pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo do Estado, o evento leva aos produtores da região técnicas sobre cultivo, manuseio e comercialização da mandioca, e tem o objetivo de fomentar a atividade agrícola.

A programação começou na segunda-feira (16) com cursos e palestras ministrados pelo Sebrae e pela Emater, dando foco principalmente para o cultivo da mandioca, gastronomia e utilização dos produtos derivados da mandioca, entre outros.

As palestras ministradas tiveram como tema a comercialização junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Nota Fiscal Eletrônica. Também foi realizado seminário abordando a utilização de produtos derivados da mandioca para famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família do município.

festa da mandioca em mari emater 2 270x202 - Cultivo e consumo de mandioca são discutidos durante evento em MariFoi ministrado curso de gastronomia para microempreendedores individuais que exercem atividades econômicas que utilizam produtos da mandioca, visando aumentar o consumo e da produção de gêneros alimentícios.

Pelo menos l.400 alunos da rede municipal de ensino compareceram às palestras, além de membros de associações comunitárias de quatro de sítios e da cooperativa de agricultores dos assentamentos Tiradentes e Zumbi dos Palmares. Associados do Sindicato dos Tabeladores Rurais do município e alunos do Curso de Ciências Agrárias da Universidade Aberta do Brasil – polo UAB/UFPB, também participaram das discussões.

O evento conta com uma feira cultural no centro da cidade e exposição com degustação de produtos derivados e industrializados. Em tendas montadas pelos órgãos, os participantes tomaram conhecimento de novas tecnologias utilizadas no cultivo da mandioca.