João Pessoa
Feed de Notícias

Cuidados na administração da insulina é tema de palestra para diabéticos

quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 16:15 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

Preocupada com a saúde da população diabética, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta quinta-feira (3), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), uma palestra sobre os cuidados com a administração da insulina para o tratamento do diabetes. O Ministério da Saúde (MS) repassa a todos os municípios dois tipos de insulina, a NPH e a insulina regular, que são distribuídas gratuitamente a todos os insulino-dependentes para que façam a aplicação em casa.

A farmacêutica técnica do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luíza Elena dos Santos, explicou que, para que o tratamento surta efeito, as pessoas precisam prestar atenção na aplicação das doses, que deve acontecer sempre no mesmo horário. “Muitas pessoas acabam esquecendo de fazer a aplicação no mesmo horário por causa de diversos fatores e isso acaba prejudicando o tratamento”, disse.

A ministrante da palestra, a psicóloga Cinara Guerra, explicou que o hábito alimentar também pode prejudicar o tratamento. “Muitos diabéticos comem massas e os carboidratos afetam diretamente na produção de glicose e, consequentemente, na alteração das taxas de diabetes”, alertou.

Alguns pacientes ainda fazem uso de dois tipos especiais de insulina: as insulinas basais e as de ação rápida. As primeiras são aplicadas no início da manhã ou no final do dia. Já as doses de insulina de ação rápida são aplicadas antes das três principais refeições.