Fale Conosco

3 de julho de 2012

CSU do Rangel promove ação de cidadania para os usuários do Núcleo de Acolhida Especial



CSU do Rangel promove ação de cidadania para usuarios do NAE (1) Foto: Secom-PB

Os 66 usuários do Núcleo de Acolhida Especial do Rangel (NAE), de responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participaram de uma ação no Centro Social Urbano Isabel de Brito Pereira, em João Pessoa. A atividade foi disponibilizada pela professora do curso de Corte e Escova, Auricélia Duarte, na última segunda-feira (2), que leciona atualmente para uma turma de 16 alunos de cabeleireiros da comunidade: “São exercícios como este que colocam os nossos alunos na prática e atendem as necessidades de pessoas carentes”.

Os usuários, 33 homens e 33 mulheres, contam com apoio integral de uma equipe multidisciplinar de psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, além de um acompanhante. Essas pessoas são paraibanos vindos do interior do estado e que passam por tratamento médico de quimioterapia e radioterapia.  Em média os usuários permanecem hospedados entre 30 e 45 dias NAE. O prédio existe há 35 anos e passou por ampla reforma no primeiro ano de gestão do governador Ricardo Coutinho.

Segundo a coordenadora de cursos profissionalizantes do CSU do Rangel, Rejania Paiva, além dos usuários do serviço, os moradores do bairro dispõem de aulas de alfabetização para adultos, recreação e educação física para a terceira idade. Essas ações de cidadania ocorrem nas quintas-feiras, onde são confeccionadas RG e Carteira de Trabalho. “A ideia é que o aluno que nos procura saia do Centro Social capacitado para enfrentar o mercado de trabalho, melhorando assim a auto-estima e a qualidade de vida”.