João Pessoa
Feed de Notícias

CSU de Santa Rita e Senac oferecem cursos e atendimento odontológico

segunda-feira, 4 de março de 2013 - 12:39 - Fotos:  Fernanda Medeiros/SEDH

Por meio de parceria, o Centro Social Urbano (CSU) do Alto das Populares, em Santa Rita, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão oferecendo cursos profissionalizantes voltados para a área de turismo e hotelaria. Na ocasião, também está sendo ofertado atendimento odontológico à população.

A capacitação teve início na manhã desta segunda-feira (4) com o curso de Auxiliar de Cozinha, que tem carga horária de 200 horas. Também tiveram início os cursos de Agente de Alimentação Escolar (tarde) e Garçom (noite). Todos estão com vagas encerradas. As aulas são ministradas dentro de uma carreta do Senac, climatizada, totalmente equipada com sala de aula e espaços que reproduzem o ambiente de uma cozinha e de um restaurante.

Segundo a supervisora dos cursos, Adriana Azevedo, os alunos recebem todo material didático e, ao final dos treinamentos, têm direito a certificado reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de ficarem inscritos em um banco de oportunidades de trabalho.

Expectativas – Para quem está iniciando o curso, a esperança é de dias melhores, como afirma a dona de casa Janiery Correia Brandão. “Tenho vontade de trabalhar na área de gastronomia, seja em um restaurante ou quem sabe em um hotel”, disse. Ela também já fez um curso de culinária fornecido pelo CSU e chegou a abrir o próprio restaurante, mas como não deu certo, está em busca de uma oportunidade de emprego.

Para o vendedor Gilvandro Ferreira de Oliveira, que concluiu recentemente o curso de garçom oferecido pelo CSU, o treinamento de auxiliar de cozinha é um complemento. “Estes cursos são muito bons, fico sempre atento porque é uma forma de aumentar o conhecimento, sem falar que aqui é gratuito e economizo”, afirmou.

Atendimento odontológico – Outra carreta climatizada, com quatro ambulatórios, presta serviço odontológico. A população que comparece ao CSU preenche uma ficha de inscrição e logo é encaminhada para a consulta gratuita. Em seguida, o tratamento é feito no próprio local. A carreta odontológica ficará no local por três meses.

Parcerias – Os Centros Sociais Urbanos (CSUs) são vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), e oferecem cursos profissionalizantes, escolinhas de esporte, aulas de dança, atividades para idosos, clubes de mães, entre outros.

Ao todo, são 16 CSUs distribuídos no Estado. Cada um oferece atividade distinta que atende a necessidade da comunidade. Os diretores dos Centros fazem parcerias para aumentar a oferta de cursos profissionalizantes, mas os técnicos da coordenação estadual do CSU também programam atividades diversificadas para o ano todo.

Em fevereiro, a Sedh, por meio da coordenação estadual, realizou o planejamento anual dos CSUs na tentativa de aperfeiçoar cada dia mais os serviços ofertados nos Centros.