João Pessoa
Feed de Notícias

Crocheteiras participam de capacitação para o Salão de Artesanato da Paraíba

segunda-feira, 3 de novembro de 2014 - 16:32 - Fotos:  Francisco França / Secom-PB

Crocheteiras de João Pessoa, Campina Grande, Pilar, Conde, Cabedelo, Mari, Esperança, Mata Redonda, Areial, Santa Rita e Boqueirão puderam compartilhar dos conhecimentos do designer mineiro Renato Imbroisi, que esteve na Paraíba ministrando um curso sobre essa técnica a 50 mulheres. A capacitação, promovida em parceria entre o Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) e o Sebrae-PB, foi encerrado nesta segunda-feira (3), na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), na Capital.

Elas são muito boas, mas cada uma tem seu limite, umas mais rápidas do que outras, que acabam servindo de espelho para as demais. O que queremos é que cada uma se encontre e avance em novas linhas de criação e abram suas mentes para as novas alternativas e rumos que o crochê propõe”, destacou Renato, acrescentando que elas estão preparadas para surpreender no próximo Salão do Artesanato.

Para a artesã de João Pessoa, Neirijane Alves, as técnicas absorvidas são inovadoras e renderão bons frutos no evento. “Já sou da terceira geração de crocheteiras da família e nunca pensei que fosse dar certo a mistura de cores, formatos de flores com frutas, quadrado e redondo. O que aprendi aqui nesses dias vou levar para a minha profissão e repassar para as minhas alunas também nos próximos cursos”, avaliou a artesã.

A primeira-dama da Paraíba e coordenadora do PAP, Pamela Bório, participou do encerramento e falou sobre a importância da capacitação no sentido de integrar as crocheteiras e também a produção. Ela disse que acredita nos bons resultados que o curso oferecerá, já que das oficinas foi idealizada uma coleção em crochê que será apresentada na próxima edição do Salão do Artesanato e que foi elaborada pelas equipes formadas durante a capacitação. No final, cada crocheteira recebeu das mãos da primeira-dama e do professor, o certificado de participação do curso.

A gestora do PAP, Lu Maia, destacou ainda a importância da capacitação para o aprimoramento das peças. “Agora elas poderão agregar valor a cada peça produzida manualmente e se destacarem no próximo salão, onde serão as grandes homenageadas. É voltar um olhar diferente para esta tipologia tão rica e com infinitas possibilidades de criação”, disse.

As amigas e artesãs de Boqueirão, Maria Graciete de Jesus e Carmem Lúcia, participaram pela primeira vez da consultoria e disseram estar maravilhadas. “Aprendi a valorizar nosso trabalho e descobrir o quanto somos capazes. Por isso, vamos repassar tudo que foi aprendido aqui para a nossa nova Associação de Crocheteiras do Lajedo do Marinho, que tem 15 mulheres trabalhando conosco”, revelou Graciete.

Já Carmem ressaltou a importância da valorização dos produtos com as novas técnicas e aperfeiçoamento de acabamentos. “Aprendi a fazer crochê com minha tia quando tinha apenas 14 anos. Não tínhamos ideia de tamanha variedade com as linhas e cores. Não sabíamos fazer nada disso, mas a partir de agora nosso produto será ainda mais valorizado. Queremos é produzir e produzir para surpreender e inovar no Salão em dezembro”.

Salão de Artesanato da Paraíba – O evento vai acontecer de 18 de dezembro a 25 de janeiro, no horário das 15h às 22h, exceto feriados, em novo endereço, na antiga Associação do BNB, na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa.