Fale Conosco

4 de outubro de 2011

Crianças são aliadas do Estado no combate e na prevenção à dengue



Crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade e que estejam matriculadas na escola serão os novos parceiros do Governo do Estado nas ações de combate e prevenção à dengue.  Uma ação integrada e educativa começa a ser implantada a partir desta quarta-feira (5), em Alagoinha, onde técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reúnem com o prefeito e com os secretários municipais de Educação e da Saúde.

Segundo a gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, a reunião servirá para apresentar o projeto. Ela explicou que o projeto vai contemplar, até o final do ano, todos os municípios com população estimada em menos de dez mil habitantes e que tenham muitas crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade frequentando a escola.

A próxima cidade a ser visitada será Diamante, no Vale do Piancó, nos próximos dias 13 e 14. Esta ação, de acordo com Júlia, faz parte das atividades que serão desenvolvidas durante todo o verão deste ano, como também durante o próximo ano, para combater e prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Para colocar essa ação educativa e integrada em prática, o Governo do Estado adquiriu um kit educativo denominado “Olimpíada de combate à dengue’. O material consta de um jogo de tabuleiro, um quebra-cabeças e um jogo da memória, todos enfocando as formas de prevenção e combate à doença.
Durante a reunião, será definida a data e as escolas que serão contempladas no projeto. “Neste dia, nós faremos uma grande mobilização social, com ações de caráter educativo e para toda a população do município. Esperamos que, no início do próximo ano, nossas crianças saibam como se prevenir contra a doença e cobrem dos seus pais, vizinhos e colegas bons hábitos e costumes no combate aos criadouros do vetor, além de outras formas de prevenção à doença”, finalizou.