Fale Conosco

23 de março de 2016

Crianças internas no Hospital de Trauma comemoram Páscoa com visita de projetos voluntários



Levar alegria para o ambiente hospitalar e promover o riso de quem não pode sair de lá. Esse é um dos principais objetivos dos projetos voluntários que estiveram, nesta quarta-feira (23), no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A ação é alusiva às comemorações da Páscoa, com apoio da Capelania Hospitalar Evangélica do hospital, Serviço Social e Psicologia.

Para a coordenadora do Serviço Social do hospital, Neuma Ribeiro, essa parceria com grupos voluntários traz muitos benefícios para as crianças internas. “Esses momentos ajudam a minimizar o sofrimento da criança. Parcerias como esta é extremamente importante, porque tira um pouco o foco da dor e proporciona momentos de descontração, através das brincadeiras. Uma criança feliz se recupera mais rápido”, explicou.

Um dos projetos solidários foram o “Só Risos”, que surgiu este ano, por meio das redes sociais, pela bancária Yanna Tormes, com intuito de fazer as crianças sorrirem. Para Yanna, a idealização do plano mostrou que ainda há pessoas boas e dispostas a colaborar por um mundo melhor. “Normalmente a gente chega para se doar e quem volta rico de tantos detalhes e experiências somos nós. Com certeza para mim este é um ano diferente”, completou.

João Henrique Conrado de Santana, sete anos, que é uma das crianças em observação na unidade de saúde, emocionou quem estava no setor, ao dar espontaneamente um forte abraço em um dos palhaços. “Nunca imaginei achar um palhaço num hospital. Fiquei feliz e esqueci até que estava doente”, comentou a criança.

Outro projeto que esteve no complexo hospitalar foi o “Criança Feliz”, que visitou as enfermarias da ala pediátrica, onde as crianças puderam conhecer a história do “Cordeirinho da Páscoa”. Na ocasião, foram entregues literaturas personalizadas, além de entoar vários louvores cristãos. Para coordenadora do projeto, a advogada Juliana Lacerda, este é um momento importante. “A Semana Santa nos lembra da figura de Jesus Cristo e essa mensagem de amor, libertação, transformação e cura que levamos para crianças, sempre de uma forma lúdica. Isso nos traz uma imensa paz e um verdadeiro encontro com Deus”, frisou.