Fale Conosco

28 de janeiro de 2015

Crianças estão entre as principais vítimas de intoxicações



ses hospital arlinda marques registrou mais de 90 intoxicaçoes quimincas em criancas em 2014 2 270x191 - Crianças estão entre as principais vítimas de intoxicaçõesCrianças estão entre as principais vítimas das chamadas intoxicações exógenas, aquelas decorrentes de exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Entre elas estão  medicamentos, drogas lícitas e ilícitas, veneno, cloro, sabão em pó, água sanitária e plantas. No ano passado, 92 casos dessas intoxicações foram atendidos no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede estadual de saúde.

De acordo com a coordenadora do núcleo de epidemiologia do hospital, Thaisa Marta Pereira dos Santos Chaves, analisando os dados constata-se que o maior número de notificações por intoxicação exógena foi motivado por medicamento, com registros de casos em quase todos os meses do ano. A maior incidência foi em janeiro e julho, com 12 e 16 casos, respectivamente. Esses períodos correspondem às férias escolares, quando as crianças passam mais tempo em casa.

A intoxicação resulta do contato com substâncias psicoativas, e se caracteriza por distúrbios no nível de consciência, cognição, percepção, julgamento, afeto ou comportamento, ou outra resposta ou função psicofisiológica. Os distúrbios são associados aos efeitos farmacológicos e respostas à substâncias e os efeitos desaparecem com o decorrer do tempo, até a recuperação completa, exceto quando há lesões teciduais ou outras complicações.

ses hospital arlinda marques registrou mais de 90 intoxicaçoes quimincas em criancas em 2014 1 270x191 - Crianças estão entre as principais vítimas de intoxicaçõesO tratamento de intoxicação exógena compõe-se de observação clínica para verificar a involução ou não dos sintomas e terapia de suporte. Para intoxicações por ingestão, acrescenta-se a lavagem gástrica, somente se realizada em até uma hora após a ingestão, e a administração de carvão ativado. Provocar vômito é totalmente contra-indicado em qualquer caso.

Sobre o hospital – O diretor geral do hospital, Bruno Leandro de Souza, explicou que o Arlinda Marques hoje é referência no atendimento de média e alta complexidade em pediatria na Paraíba. Ele destacou que o Governo do Estado tem buscado firmar parcerias com entidades e órgãos com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação do serviço de saúde.

No campo da profissionalização, o Arlinda Marques dispõe do programa de Residência Médica, uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a profissionais da área sob a forma de curso de especialização. Ela funciona em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. É o que prevê o decreto 80.281, de 5 de setembro de 1977, que a regulamenta. Esses programas são credenciados e reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Prevenção – As crianças não têm capacidade de avaliar o perigo oferecido por objetos que encontram em casa, e que na sua visão podem transformar-se num brinquedo muito interessante.

Botões, tampas e rolhas de garrafas, moedas, pregos pequenos, parafusos e até brinquedos com peças demasiado pequenas são uma atração irresistível para crianças de até 3 anos, que gostam de levar tudo à boca. O grande risco dessas peças é provocar engasgamento e  sufocamento.

Causas dos acidentes

As quedas são a principal causa de acidentes domésticos com crianças. Seguem-se os cortes, as queimaduras e as intoxicações.

Atitudes que podem salvar

Não se limite a proibir as crianças de fazerem isto ou aquilo; deve-se procurar ensiná-las e alertá-las para os riscos que certos atos envolvem, para que elas possam desenvolver a noção do que é o perigo e do que são comportamentos perigosos. Mesmo quando as crianças são pequenas e a explicação requer muita paciência.

E, sobretudo, dê o exemplo: as crianças imitam os adultos.

Sempre que necessário, explique à criança porque as suas ações lhe são permitidas a si e a ela não, apontando razões de idade, capacidade, responsabilidade, segurança, etc.

Cuidados com medicamentos

Cuidados com escadas

Cuidados com janelas e varandas

Cuidados com piscinas, lagos, lagoas e até na praia

Cuidados na cozinha

Cuidados com produtos de limpeza e outros produtos tóxicos

Cuidados com eletricidade e tomadas

Cuidados com objetos pontiagudos ou cortantes

Cuidados com a tábua e o ferro de engomar

Cuidados com armas

Outros riscos