João Pessoa
Feed de Notícias

Criadores de Poço Dantas são contemplados com raquetes de palma

segunda-feira, 1 de abril de 2013 - 11:05 - Fotos:  Secom-PB

A Unidade Operativa da Emater em Poço Dantas, próximo a Catolé do Rocha, realizou, em parceria com a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal, a entrega de 20 mil raquetes de palma resistente à cochonilha do carmim aos criadores de gado do município.

Executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Emater Paraíba e outros parceiros, o projeto visa preparar os criadores da Paraíba, principalmente os agricultores e pecuaristas da agricultura familiar, a estarem preparados para enfrentar os períodos de grande estiagem que ocorrem no semiárido do Nordeste brasileiro, como está acontecendo agora, dizimando o rebanho bovino sertanejo.

O município de Poço Dantas foi beneficiado com 20 mil raquetes de palma. O objetivo é instalar unidades demonstrativas, que visam multiplicar e aumentar a área da palma e futuramente atender em 100% todos os criadores de gado do município. “Com isso, poderemos, no futuro, em períodos de forte estiagem, ter suporte de alimento que venha a atender as necessidades dos animais e assim passar por este período sem grandes prejuízos para os criadores”, afirmou o gerente local da Emater, Fábio Pereira de Sousa.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município, a Emater também vem repassando orientações através de uma cartilha com informações quanto aos cuidados na hora do plantio, escolha da área, variedade, preparo da muda ou desidratação da raquete para o plantio, preparação do solo, adubação, fundação e espaçamento. Além destas orientações, é entregue um esquema de plantio para palma irrigada.

“Estas informações, orientação e posterior acompanhamento são de fundamental importância para o melhor aproveitamento do espaço e das sementes quanto a sua germinação, que é vital para o sucesso e otimização do projeto”, disse Fábio Sousa, destacando o apoio recebido do secretário da agricultura municipal, César Cezário.