João Pessoa
Feed de Notícias

Criadores de Itabaiana discutem tecnologias de convivência com estiagem

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 14:29 - Fotos: 

Criadores da região de Itabaiana discutiram novas alternativas para a convivência com a estiagem. As novidades foram apresentadas na Vitrine Tecnológica, ação do Governo do Estado, promovida pela Emater Paraíba em parceria com a Emepa. O evento, realizado nessa terça-feira (16), aconteceu na Praça Epitácio Pessoa.

O encontro teve a participação de criadores, agricultores familiares, produtores rurais, técnicos da Emater Paraíba e pesquisadores da Emepa. A ação é realizada pela Coordenadoria Regional da Emater com a participação dos escritórios em 12 municípios da região.

No evento, foi demonstrada a confecção de blocos multinutricionais, indicados para suplementação dos bovinos, ovinos e caprinos nas épocas secas. Também houve demonstração de multiplicação das raquetes de palma.

A produção de mudas da palma resistente à cochonilha do carmim pode ser feita pelo criador na propriedade, evitando a compra. Também aconteceu exposição de reprodutores ovinos e caprinos de alta linhagem, exposição e degustação de produtos lácteos de origem caprina, como queijos, iogurtes, licores e doces.

A programação incluiu exposição e palestras sobre os tipos de corte de carne caprina e ovina que agregam valor ao produto. Os criadores puderam conhecer como é produzida a fenação e silagem de ração animal para o período de estiagem, informou o assessor regional da Emater Paraíba, Antônio Jocemar da Silva, coordenador da ação.