Fale Conosco

31 de julho de 2012

Criadores comemoram distribuição gratuita de ração em Monteiro



Ração.MonteiroCriadores de nove municípios atendidos pela Regional de Distribuição de Monteiro compareceram ao Parque de Exposições da cidade, nesta terça-feira (31) e receberam as primeiras sacas de sorgo do Programa de Distribuição de Ração Animal, lançado pelo Governo do Estado. Estão sendo investidos R$ 5,5 milhões no programa que vai atender 20 mil produtores com ração gratuita para manter o rebanho nos próximos quatro meses.

Esta é a primeira vez que o Estado distribui um volume tão grande de ração para os pequenos produtores. “O governo do Estado tem feito tudo que está ao seu alcance para garantir ao agricultor a manutenção do seu rebanho e para movimentar a economia local”, destacou o governador Ricardo Coutinho durante a solenidade.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Morais, informou que cada produtor pode pegar até 30 sacas. Para isso, basta ir ao posto de distribuição com o comprovante de vacinação do rebanho contra a aftosa. “Esse é um programa que vai beneficiar principalmente os pequenos produtores que estão perdendo seus rebanhos neste período de estiagem. Uma esperança para os criadores que muitas vezes precisam vender o seu rebanho para não vê-lo morrer”, destaca o secretário.

Nesta primeira fase, a distribuição da ração vai acontecer duas vezes por semana, podendo chegar a três vezes dependendo da demanda. O programa de distribuição de ração animal é fruto de um convênio do Governo do Estado da Paraíba com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração.

O produtor Isael Rodrigues de Farias, criador de Monteiro, agradeceu a ração para alimentar o rebanho que sofre com os efeitos da estiagem.  “Muitas vezes não temos dinheiro para alimentar o gado e somos obrigados a ver os animais caírem de fome sem poder fazer nada. Se não fosse o socorro do governo como é que iríamos alimentar os animais?”, indaga.

Outro programa – O governador Ricardo Coutinho anunciou que o Programa de Distribuição de Ração Animal vai incluir, nas próximas semanas, a venda subsidiada de torta de algodão e farelo de soja via Empasa. O investimento é de R$ 15 milhões e mais de 5 mil criadores serão beneficiados.

A solenidade ainda contou com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), Marenílson Batista, e outras autoridades.

Locais de distribuição da ração:

01 – Picuí  (Parque de Vaquejada)

02 – Monteiro  (Parque de Exposição)

03 – Santa Luzia  (Prédio da antiga forroteria na entrada da cidade )

04 – Patos  (Estação de Tratamento da Cagepa)

05 – Serra Branca  (prédio da Emater)

06 – Cajazeiras  (Emater)

07 – Sousa  (Galpão do Polo Atacadista de Sousa)

08 – Catolé do Rocha (Antiga Usina de Beneficiamento de Algodão)

09 – Princesa Isabel  (Espaço Nordeste)

10 – Itaporanga (DER)