João Pessoa
Feed de Notícias

Criadores comemoram distribuição gratuita de ração em Monteiro

terça-feira, 31 de julho de 2012 - 13:46 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

Criadores de nove municípios atendidos pela Regional de Distribuição de Monteiro compareceram ao Parque de Exposições da cidade, nesta terça-feira (31) e receberam as primeiras sacas de sorgo do Programa de Distribuição de Ração Animal, lançado pelo Governo do Estado. Estão sendo investidos R$ 5,5 milhões no programa que vai atender 20 mil produtores com ração gratuita para manter o rebanho nos próximos quatro meses.

Esta é a primeira vez que o Estado distribui um volume tão grande de ração para os pequenos produtores. “O governo do Estado tem feito tudo que está ao seu alcance para garantir ao agricultor a manutenção do seu rebanho e para movimentar a economia local”, destacou o governador Ricardo Coutinho durante a solenidade.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Morais, informou que cada produtor pode pegar até 30 sacas. Para isso, basta ir ao posto de distribuição com o comprovante de vacinação do rebanho contra a aftosa. “Esse é um programa que vai beneficiar principalmente os pequenos produtores que estão perdendo seus rebanhos neste período de estiagem. Uma esperança para os criadores que muitas vezes precisam vender o seu rebanho para não vê-lo morrer”, destaca o secretário.

Nesta primeira fase, a distribuição da ração vai acontecer duas vezes por semana, podendo chegar a três vezes dependendo da demanda. O programa de distribuição de ração animal é fruto de um convênio do Governo do Estado da Paraíba com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração.

O produtor Isael Rodrigues de Farias, criador de Monteiro, agradeceu a ração para alimentar o rebanho que sofre com os efeitos da estiagem.  “Muitas vezes não temos dinheiro para alimentar o gado e somos obrigados a ver os animais caírem de fome sem poder fazer nada. Se não fosse o socorro do governo como é que iríamos alimentar os animais?”, indaga.

Outro programa – O governador Ricardo Coutinho anunciou que o Programa de Distribuição de Ração Animal vai incluir, nas próximas semanas, a venda subsidiada de torta de algodão e farelo de soja via Empasa. O investimento é de R$ 15 milhões e mais de 5 mil criadores serão beneficiados.

A solenidade ainda contou com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), Marenílson Batista, e outras autoridades.

Locais de distribuição da ração:

01 – Picuí  (Parque de Vaquejada)

02 – Monteiro  (Parque de Exposição)

03 – Santa Luzia  (Prédio da antiga forroteria na entrada da cidade )

04 – Patos  (Estação de Tratamento da Cagepa)

05 – Serra Branca  (prédio da Emater)

06 – Cajazeiras  (Emater)

07 – Sousa  (Galpão do Polo Atacadista de Sousa)

08 – Catolé do Rocha (Antiga Usina de Beneficiamento de Algodão)

09 – Princesa Isabel  (Espaço Nordeste)

10 – Itaporanga (DER)