João Pessoa
Feed de Notícias

Criação de Força Tática marca abertura da Semana do Agente Penitenciário

quinta-feira, 4 de julho de 2013 - 16:00 - Fotos: 

Entrega de novas viaturas e armas e a assinatura da portaria que cria a Força Tática Penitenciária marcaram a abertura da 2ª Semana do Agente Penitenciário. A solenidade foi realizada na noite dessa quarta-feira (3), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), com a participação de autoridades e servidores públicos.

A programação da semana segue até o dia 13 deste mês com atividades de capacitação e esportivas, numa realização do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Na solenidade, o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, disse estar satisfeito em participar de um momento na gestão em que os agentes penitenciários estão sendo reconhecidos nos âmbitos estadual e federal: “Estive reunido com o governador Ricardo Coutinho e com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que falou do sistema prisional brasileiro e teceu elogios ao sistema prisional da Paraíba. Isso me deixou bastante feliz e é resultado de um trabalho realizado com esmero por todos vocês, que estão mudando a cara do sistema prisional. Também é preciso ressaltar e parabenizar a colaboração e o empenho diário dos diretores das unidades prisionais”.

Aquisição e capacitação – Foram entregues viaturas cedidas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), além de novas armas (90 escopetas calibre 12), 40 submetralhadoras Taurus) e 160 pistolas .40. O secretário Wallber Virgolino também assinou a portaria criando a Força Tática Penitenciária e entregou os certificados do Curso de Inteligência Penitenciária. Houve ainda, o lançamento do Programa Pró-Servidor e ‘Brevetação’ das 1ª e da 2ª turmas do Curso de Escolta e Apoio à Recaptura (Cesar).

O Pró-Servidor é um programa criado pela Seap que tem o objetivo de desenvolver atividades de formação, capacitação continuada, pesquisa, produção de conhecimento e compartilhamento de informações, com vistas a uma política pública penitenciária de excelência. O programa é destinado a agentes de segurança penitenciária, diretores de unidades prisionais, administrativos, profissionais de segurança pública, familiares de servidores, estudantes e pesquisadores da temática prisional.

Carreira – Os agentes penitenciários Charles Mota e Ítalo Macedo passaram às mãos do Secretário de Administração Penitenciária, o Projeto de Lei que dispõe sobre a Lei Orgânica e o Estatuto da Carreira dos agentes de segurança penitenciária do Estado, assim como a sua organização institucional, os direitos e as obrigações dos seus integrantes. Wallber Virgolino se comprometeu em passar o projeto para o Governador Ricardo Coutinho para que o mesmo possa ter conhecimento do conteúdo e encaminhar para ser apreciado e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.

Coral Luz – Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Coral Luz, que é formado por reeducandas do Presídio Feminino Maria Julia Maranhão. Após a apresentação, a diretora daquela unidade prisional, Cinthia Almeida, destacou a evolução percebida por ela, dentro do sistema prisional. “Atualmente já conseguimos visualizar algumas melhorias que advém de um trabalho árduo, desenvolvidos por todos nós, estamos conquistando muitos espaços dentro e fora das unidades prisionais, como exemplo, cito o Coral Luz, criado dentro das nossas possibilidades e no qual realizamos ensaios permanentes e percebemos muita força de vontade partindo delas, que são as maiores entusiastas”.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo Secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino; o Tenente Coronel Jefferson Pereira, representando o Comando Geral da Policia Militar do Estado da Paraíba; O Gerente Executivo do Sistema Penitenciário (Gesipe), Coronel Arnaldo Sobrinho; o Coordenador da Gerencia Executiva de Planejamento, Segurança e Informação (Geplasi), Capitão Francisco de Assis Soares Filho; o integrante da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (Dpoe-DF), Kleber Amaral Lima; o Agente da Polícia Federal da Paraíba, Cristóvão Goes; a Diretora do Presídio Feminino Maria Julia Maranhão, Cinthia Almeida; o Diretor da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), Mazukyevicz Ramom Santos do Nascimento; o Diretor da Faculdade de Comunicação e Turismo de Olinda, Dr. Clenio Alves e o professor Airton Vasconcelos, da mesma instituição de ensino.