João Pessoa
Feed de Notícias

Criação de caprinos garante renda no Cariri paraibano

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 - 12:01 - Fotos: 

A criação de cabras e a convivência com a estiagem têm sido conciliadas pelo agricultor familiar Erivaldo Ferreira Vieira, na zona rural da cidade de Prata, no Cariri paraibano. Apesar do pequeno espaço para o criatório, com assessoramento técnico da Emater Paraíba, ele mantém oito cabras leiteiras que garantem o sustento alimentar, no período da seca.

A criação fica no Sítio Malhada do Exu e chama a atenção pela dedicação e empreendedorismo do proprietário. Erivaldo Ferreira disse que herdou do pai o gosto pela caprinocultura. Depois de trabalhar em fazendas, há três anos, decidiu montar seu criatório. Trocou a moto por seis cabras e, no terreno atrás de casa, instalou o aprisco. O plantel, incluindo os cabritos, é formado por 16 animais.

“Sou apaixonado pela criação de cabras”, afirmou. Segundo ele, para criar cabras não precisa de grandes espaços, basta ter vontade. A grande preocupação é com relação à alimentação dos animais, neste período de estiagem, que é suprida com a ração disponibilizada pelo Governo.

Durante o período de inverno, com pasto em abundância, a alimentação do pequeno rebanho é feita em sistema de pastoreio. “Agora, na estiagem, recorre-se ao mandacaru e outras plantas, que são misturados à ração distribuída pelo governo”, comentou.

As cabras produzem diariamente três litros de leite, a cada ordenha, tudo seguindo as exigências de higiene. O trabalho é acompanhado pelos técnicos da Emater, Joanildo Torres, gerente da Unidade Operativa e Sandro Vicente.