João Pessoa
Feed de Notícias

Criação da Anater é tema de palestra de pesquisador da Emprapa

sexta-feira, 18 de outubro de 2013 - 15:13 - Fotos: 

Gestão da inovação institucional e as perspectivas da extensão rural com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) foram temas da palestra proferida pelo pesquisador da Embrapa, José de Souza Silva, na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Emater Paraíba, na estrada de Cabedelo.

O encontro foi aberto pelo diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, acompanhado do diretor administrativo Francionildo de Araújo (Peninha). O diretor do Projeto Cooperar, Roberto Vital, também participou do evento.

Durante a palestra, o engenheiro agrônomo José de Souza Silva fez um amplo histórico da extensão rural e destacou a inovação institucional. “A inovação institucional muda as pessoas, que mudam as coisas transformando seus modos de interpretação e intervenção. Já a sustentabilidade de uma organização depende mais da sua relevância externa do que de sua eficiência interna”, disse o palestrante.

José de Souza Filho nasceu no Sitio Lava Pés, no município de Areia (PB). É formado na Escola de Agronomia do Nordeste, atual UFPB, e tem Mestrado em Sociologia da Agricultura e Doutorado em Sociologia da Ciência e Tecnologia na University of Kentucky (USA). Hoje é pesquisador na área de Economia/Sociologia do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão da Embrapa, com sede em Campina Grande.

Anater – O projeto da Agência Nacional de Extensão Rural (Anater) foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda apreciação no Senado Federal. A nova instituição integrará a assistência técnica e extensão rural e a pesquisa, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e terá a finalidade de ampliar o número de agricultores brasileiros com acesso à tecnologia, produtividade, renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida.