João Pessoa
Feed de Notícias

Crescimento da economia brasileira é tema de curso em João Pessoa

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 - 12:58 - Fotos: 

O crescimento da economia brasileira em longo prazo é tema de debate, nesta semana, em João Pessoa, entre estudantes, profissionais e professores de Economia. A programação faz parte do curso de “Macroeconomia e desenvolvimento econômico” que ocorre até a próxima sexta-feira (29), no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae).
        
O curso é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)/Centro Celso Furtado. Na solenidade de abertura do evento, na manhã desta segunda-feira (25), o superintendente do Ideme, Achilles Leal Filho, afirmou que a atividade permitirá aos profissionais paraibanos o conhecimento de novas teorias sobre os rumos da economia brasileira.
        
“Esse curso é importante para a Paraíba. Os palestrantes são professores renomados do Ipea de Brasília e Rio de Janeiro. Eles vão acrescentar conhecimento aos estudantes e profissionais de Economia da Paraíba”, declarou Achilles Leal Filho. Ele acrescentou que o Ideme já realiza, há anos, parcerias com o Ipea para a realização de trabalhos.
        
“O Ideme e o Ipea desenvolvem a publicação “Dinâmica dos municípios”. É um trabalho que traz detalhes sobre a Economia de cada localidade da Paraíba”, completou o superintendente do Ideme. Achilles Leal ressaltou que curso de “Macroeconomia e desenvolvimento econômico” teve grande procura por parte de estudantes e economistas. Em apenas dois dias de inscrições (13 e 14 de janeiro), todas as 30 vagas para a programação foram esgotadas.
        
O coordenador do curso de “Macroeconomia e desenvolvimento econômico”, Marcelo Pereira Fernandes, explicou que os 30 participantes vão discutir sobre o comportamento da economia brasileira no período de realização do evento. “Também haverá espaços para debates sobre os rumos da economia paraibana e sua participação no cenário nordestino”, disse.

Programação da semana

Às 9h desta terça-feira (26), acontecerá a palestra “Macroeconomia”, que será ministrada pelos professores do Ipea, Victor Leonardo Figueiredo e Carlos Roberto Amitrano. Na quarta-feira (27), o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Carlos Pinkusfeld Bastos, vai abordar o tema “Desenvolvimento econômico”. Esse assunto terá continuidade na quinta-feira (28). Nesse mesmo dia, será lançado o livro “50 anos de formação da economia do Brasil”. Todas as palestras ocorrem às 9h. Na sexta-feira (29), o seminário termina com a palestra “Desenvolvimento, crescimento e política macroeconômica: a economia brasileira em perspectiva de longo prazo”. O palestrante será o técnico do Ipea, Renaut Michel.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme