Fale Conosco

30 de dezembro de 2012

Cresce número de atendimentos no Procon-PB; assuntos financeiros lideram demandas



Ao longo do ano de 2012, o Procon Estadual da Paraíba registrou 12.678 atendimentos a consumidores nos oito núcleos do órgão. Esse total representa um aumento de 5,76% com relação aos atendimentos realizados no ano passado, quando foram registradas 11.987 demandas de consumidores. Os dados referem-se ao período de 1º de janeiro a 27 de dezembro de cada ano.

A lista de problemas mais recorrentes registrados pelos consumidores no Procon-PB é liderada pelos assuntos financeiros (com 4.958 demandas registradas), que inclui casos de cobrança indevida, abusiva e de cálculo de juros entre outras. Em seguida, estão os problemas relacionados aos serviços essenciais, como a telefonia móvel e o fornecimento de energia.

Em 41,38% das demandas registradas pelos consumidores, os problemas foram resolvidos no primeiro momento, através do serviço de linha direta disponibilizado por alguns fornecedores ao Setor de Atendimento do Procon-PB. Dessa maneira, o consumidor sai do órgão com o problema resolvido no mesmo dia. Nos outros casos, foram abertos processos para a realização de fiscalizações ou audiências de mediação, a depender de cada problema relatado.

“Fizemos um grande esforço para aumentar o percentual de resolução das demandas no primeiro atendimento. Treinamos os técnicos e fizemos reuniões com diversos fornecedores e o resultado é que o percentual de resolutividade, sem a necessidade de realização de uma audiência, subiu de 28,4% no ano passado para 41,38% neste ano”, ressaltou a coordenadora de Projetos do Procon-PB, Meriene Soares.

Fiscalizações – Durante 2012, foram realizadas fiscalizações em mais de 30 municípios paraibanos, localizados nas regiões do Brejo, Borborema, Zona da Mata, Cariri, Curimataú e Sertão do Estado. Nestas cidades, foram desenvolvidos também trabalhos educativos e de orientação aos fornecedores para reduzir as infrações ao Código de Defesa do Consumidor por falta de conhecimento.

No âmbito da educação para o consumo, o Procon Estadual da Paraíba iniciou em 2012, o projeto permanente “Jovem Consumidor: o Procon nas Escolas”, em que são oferecidas palestras e outras ações educativas a estudantes da rede estadual de Ensino da Paraíba.