João Pessoa
Feed de Notícias

Crédito fundiário: oficina avalia operações de programa na Paraíba

quarta-feira, 17 de março de 2010 - 15:59 - Fotos: 

Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza nestas quarta (17) e quinta-feira (18), uma Oficina de Planejamento Operativo Anual (POA 2010). O evento, que está acontecendo no Portal do Sol Hotel, no Bairro de Manaíra, em João Pessoa, reúne cerca de 60 pessoas de instituições parceiras, que estão sendo capacitados para readequação ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que prevê o assentamento de 1.500 famílias na Paraíba.

A oficina reúne representantes do MDA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Câmara Técnica de Ação Fundiária (CTAF), Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Rede de Apoio e Assistência Técnica. Segundo o presidente do Interpa, Álvaro Dantas, durante o treinamento serão identificados os pontos da operacionalização do programa, objetivando um incremento da sistemática para o próximo ano.

Avaliação – “Essa oficina nada mais é do que uma reunião de trabalho para uma avaliação do desempenho do programa e fazermos uma reprogramação das metas para o ano de 2011”, informou Dantas. Na abertura dos trabalhos, o assessor da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, Carlos Jorge Martins, destacou a ação do PNCF e disse que a iniciativa gera um aporte significativo na renda para as famílias beneficiárias; no caso da Paraíba são R$ 42 milhões diretamente investidos na compra da terra e investimentos.

Na ocasião, o assessor do MDA disse aos participantes que a realização do evento é muito importante porque tem um caráter orientador e, consequentemente, vai servir para um melhor desempenho do PNCF na Paraíba. “Essa oficina é muito importante porque ela é uma reunião de caráter orientador, para traçar estratégias nas ações e dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Crédito Fundiário no Estado da Paraíba, de uma forma coordenada”, destacou.

Teresa Duarte, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB