João Pessoa
Feed de Notícias

Creches estaduais passam a ser de responsabilidade da Educação

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 - 16:06 - Fotos: 
A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, anunciou nesta segunda-feira (7) que as 51 creches estaduais que estavam lotadas na sua pasta serão transferidas para a Secretaria de Educação no prazo máximo de 30 dias.  A decisão se deu em comum acordo entre as secretarias e o governador Ricardo Coutinho.

Aparecida Ramos explicou que a partir da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, as creches passaram a ser entendidas como órgãos responsáveis por uma etapa da educação. “Antes, essa era uma incumbência das entidades de assistência social. Depois da LDB, passou a ser uma reivindicação das entidades que lidam com a política da criança. A Paraíba dá um passo importante para elevar a qualidade da educação infantil”, explicou.

Capacitação – A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) promove nesta terça (8) e quarta-feira (9), uma capacitação para profissionais que trabalham nas creches estaduais de João Pessoa e Mamanguape. O evento será realizado no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, com a presença do governador Ricardo Coutinho.

“Vamos aproveitar este encontro para falar do atual momento do Estado e colocar em pauta as perspectivas da SEDH através das novas diretrizes de trabalho nas creches estaduais”, explicou a secretária Aparecida Ramos.

A capacitação tem como lema “Educação Infantil: construindo laços através da afetividade”. O evento acontecerá das 8h às 12h e contará com uma palestra ministrada pela professora Evangelina Maria Brito de Faria, sobre “A importância da afetividade na educação infantil”. Mais de 700 educadores devem participar do encontro.

Mais vagas – O número de vagas nas creches estaduais foi ampliado de 3.600 para 4.320, representando um aumento de 20% em relação ao ano passado.  A ampliação foi feita pela secretária do Desenvolvimento Humano, em atendimento a determinação do governador Ricardo Coutinho. Com isso, 720 novas vagas serão distribuídas nas 51 creches estaduais que atendem crianças de 0 a 6 anos de idade.