João Pessoa
Feed de Notícias

Cosems realiza seminário no Hotel Garden, em Campina Grande

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 10:45 - Fotos: 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB) vai realizar o I Seminário sobre Financiamento da Saúde e Aplicação dos Recursos do SUS, a partir das 8h desta terça-feira (22), no Hotel Garden, em Campina Grande. O evento é destinado a prefeitos, secretários de Saúde e de Finanças e contadores que atuam nos 223 municípios paraibanos. O seminário tem o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde – SES.
 
A presidente do Cosems, Porcina Gomes Trigueiro, justificou que há municípios paraibanos que não estão tendo seus projetos financiados, por falta de informação sobre a operacionalização dos recursos da saúde pública. “Verificamos que alguns gestores ainda precisam se apropriar de informações sobre o financiamento, a normatização e a aplicação dos recursos do SUS.

O seminário também incentivará a criação do Fundo Municipal de Saúde com CNPJ. Sem ele o município não pode financiar os projetos que dependem de repasse de recursos fundo a fundo”, explicou.

A diretora de Gestão do Consems, Eudézia Damasceno lembrou que, por determinação do Ministério da Saúde, o gestor do Fundo Municipal deve ser o secretário de Saúde e não o prefeito. “Vamos ter uma sessão durante o seminário sobre verdades e mitos da aplicação dos recursos do SUS.

Há muitas dúvidas sobre em quê gastar o dinheiro. Vamos procurar tirar as dúvidas falando sobre os blocos de financiamento: atenção básica, assistência farmacêutica, gestão do SUS, atenção de média e alta complexidade (MAC) e vigilância em saúde. É preciso lembrar que o recurso destinado a despesas de um bloco não pode ser aplicado em outro”, lembrou.

O I Seminário sobre Financiamento da Saúde e Aplicação dos Recursos do SUS se estenderá até as 18h. Não está sendo cobrada taxa de inscrição e todos os representantes dos 223 municípios estão convidados. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3218.7366/9999.0342 ou pelo e-mail cosemspb@saude.pb.gov.br.

Assessoria de Imprensa da SES-PB