João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai adquirir viaturas com plataforma aérea para os Bombeiros

quarta-feira, 24 de julho de 2013 - 10:29 - Fotos:  Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba vai adquirir duas viaturas auto-plataforma aérea com torre d’água para combate a incêndio, cesta de resgate e escada acoplada. O Governo do Estado investirá R$ 6,5 milhões na aquisição dos dois equipamentos, que serão utilizados em João Pessoa e Campina Grande.

Em solenidade no início deste mês no Ginásio Ronaldão, na Capital, o governador Ricardo Coutinho, disse que o Estado está investindo para que o Corpo de Bombeiros da Paraíba esteja preparado para servir à população e mantenha junto a ela o respeito e a credibilidade.

O coronel Jair Carneiro de Barros, comandante geral da corporação, e o tenente coronel Vilmar Dias de Oliveira, diretor de Finanças, estiveram em Portugal e na Itália, onde conheceram as fábricas Jacinto e CTE, respectivamente responsáveis pela montagem da parte de bombas e tanques de incêndio das plataformas e pela linha de produção de plataforma industrial.

As duas plataformas elevadas que estão sendo adquiridas pelo Governo da Paraíba devem ser entregues até o final deste ano, segundo estimativa do coronel Jair.

No Brasil apenas os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Tocantins, e o Distrito Federal, possuem esse tipo de equipamento. A Paraíba será o primeiro do Nordeste a possuir esse equipamento.

Capacidade – As viaturas que estão sendo adquiridas pelo Governo do Estado têm um alcance vertical de trabalho de 55m, com autonomia de combate a incêndio de até 155m de altura. Montada sobre chassi de 8x4m possui bomba de combate a incêndio e tanque de água com capacidade de 3.000 litros, mais um tanque com líquido gerador de espuma dos tipos A e B.