João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros vai capacitar surfistas no salvamento aquático

segunda-feira, 15 de junho de 2015 - 11:57 - Fotos:  Secom-PB

Com o objetivo de reduzir os índices de acidentes aquáticos no litoral paraibano, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) lançou o projeto Surf -Salva, que irá capacitar surfistas na área de salvamento nas águas.  A qualificação acontecerá através de um mini-curso, aberto para todos os surfistas do Estado. Para se inscrever, basta entregar, de 18 a 25 deste mês, a ficha de inscrição disponível no site da instituição (bombeiros.pb.gov.br).

Os registros serão aceitos no Quartel do Comando Geral, na BR-230, quilômetro 29, na Capital. Conforme o chefe da seção de Relações Públicas do CBMPB, major Tiago Aragão, inicialmente serão abertas 20 vagas, mas aqueles que não conseguirem se inserir na primeira turma ficarão em uma lista para participarem da segunda turma a ser formada posteriormente.

“O projeto Surf – Salva compreende um conjunto de instruções que tem o objetivo de fornecer conhecimentos técnicos sobre prevenção de afogamentos, salvamento aquático e suporte básico de vida para vítimas de afogamento, com vista à redução de acidentes aquáticos e o fortalecimento da cultura de prevenção”, explicou o major.

Segundo ele, o surfista é um dos frequentadores mais assíduos das praias e, por vezes, presencia alguma situação de perigo na água. “Mas sem o conhecimento adequado eles pouco podem fazer, correndo o risco de se tornar mais uma vítima”, comentou, ao enfatizar a importância dessas pessoas se tornarem multiplicadores da técnica repassada pelos bombeiros.

Capacitação – O minicurso, que acontecerá no próximo dia 28, terá carga horária de cinco horas por turmas, com as seguintes disciplinas: Introdução ao Salvamento Aquático, Medidas para Prevenção de Afogamento, Cadeia da Sobrevivência, Sinalizações, Prática de Primeiros Socorros e Prática de Salvamento Aquático. A expectativa é que a primeira turma tenha aulas na Praia de Intermares, no município de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.

Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail bm5noticias@gmail.com ou pelo telefone: 8862-2434.