Fale Conosco

19 de outubro de 2015

Corpo de Bombeiros treina escoteiros para emergências aquáticas



O grupo Escoteiros do Mar participou, nesse domingo (18), do treinamento do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) na área de atendimento a emergências aquáticas. A capacitação aconteceu em frente ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), na praia do Cabo Branco, na Capital. No total, 22 escoteiros participaram do curso.

No período de 9h às 15h, eles assistiram aulas teóricas e práticas de salvamento envolvendo vítimas de afogamentos. O objetivo das instruções, segundo o comandante do BBS, major Almir Peixoto, foi reduzir o número de incidentes aquáticos através da multiplicação de conhecimentos.

Entre os assuntos ministrados estavam: introdução ao salvamento aquático; perfil dos afogamentos; cadeia de sobrevivência do afogamento; prevenção de afogamentos; reconhecimento de um afogamento e acionamento de socorro; como parar o processo de afogamento; suporte básico de vida em afogamento e classificação do afogado.

“No geral, o curso trouxe dicas simples de como evitar o afogamento e de como ajudar a salvar alguém sem se tornar uma segunda vítima, o que é provável de acontecer quando não se usa técnicas adequadas”, resumiu o major Almir. Além dele, participaram como instrutores do curso a tenente Isabel Reis e os soldados Carneiro e Régis.

Este ano, esta é a segunda turma formada no curso de Emergências Aquáticas. A primeira capacitou 27 alunos civis.