João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros tem novo comandante. Posse foi prestigiada

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - 14:34 - Fotos: 

O coronel Ricardo Rodrigues da Costa assumiu na manhã desta sexta-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, em substituição ao coronel Pedro Luis do Nascimento, que deixa a corporação após completar 30 anos de serviços. O governador José Maranhão foi representado na solenidade pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho Ferraz.

O novo comandante do CPMB disse que a meta inicial à frente da corporação será a valorização ainda mais dos seus integrantes. Pretende criar meios para maior motivação da tropa e perseguirá caminhos que levem a modernização dos serviços prestados à sociedade. “O princípio da eficiência tem o cordão de informar a administração pública, visando aperfeiçoar os serviços e as atividades prestadas, buscando otimizar os resultados e atender o interesse público com maiores índices e adequação, eficácia e satisfação”, afirmou no seu discurso.

Segundo ele, as mutações no ambiente exterior e a dinâmica que caracterizam a atividade bombeiro-militar, exigem que se qualifique suas atividades, de modo a atender as aspirações do povo paraibano. Destacou que para um profissional conduzir a sua vida, tem que percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e a sua trajetória no mundo. “Entendo que estes principais valores humanos são honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz e amor”, disse.

Várias autoridades militares, do Exército e da Marinha, e representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal estiveram presentes. Tendo serviço no batalhão do Corpo de Bombeiros em Guarabira, uma representação desta cidade participou do evento. O chefe de Gabinete da Prefeitura de Guarabira, Eraldo Luis, representou a prefeita Fátima Paulino. O padre Gaspar Rafael Nunes da Costa também compareceu a posse. Estavam presentes, também, o secretário da Administração, Antonio Fernandes Neto e o coronel Francisco, da Secretaria de Esporte e Lazer.

O coronel Ricardo Rodrigues foi o único comandante da história da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros a permanecer 17 anos no comando da mesma unidade, que compreende a cidade de Guarabira e mais 55 municípios.  Ele ingressou no quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar em janeiro de 1986, e em julho de 2009 foi promovido ao posto de coronel.

José Nunes, com fotos de Walter Rafael, da Secom