João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros registra 698 ocorrências durante a ‘Operação Carnaval’

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 - 15:48 - Fotos: 

O comando do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba divulgou, no final da manhã desta quinta-feira (18) Relatório Final da “Operação Carnaval 2010”. Foram registradas 698 ocorrências em todo o Estado, sendo 234 somente em João Pessoa.

No interior do Estado, o maior número de ocorrências aconteceu na região de abrangência do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado no município de Patos. O coronel Pedro Luís do Nascimento, comandante geral da Corporação, disse que a avaliação da operação é das mais positivas. Segundo ele, o Carnaval 2010, de acordo com o que os números da operação revelam, foi um dos mais tranqüilos dos últimos anos.

De acordo com o Relatório, este ano ocorreu apenas uma morte por afogamento, tendo como vítima o agricultor Francisco José da Silva, de 43 anos. O fato aconteceu na Lagoa de Gravatá, localizada no município de Lagoa Seca. O que mais chamou a atenção do Comando da Corporação este ano foi o elevado número de “trotes” em todo o Estado. Das 698 ocorrências, 294 foram chamados falsos ou cancelados pelo próprio solicitante.

Afora os “trotes”, o maior número de ocorrências se deu em atendimento a vítimas de acidentes. Os pré-hospitalares somaram 211 ocorrências. Em seguida vem a incidência de crianças perdidas nas praias, açudes, barragens, rios e demais mananciais de água do Estado. Neste item, o Corpo de Bombeiros realizou 92 atendimentos, 29 deles na Grande João Pessoa.

 Em comparação com o ano passado a redução do número de ocorrências foi bastante significativa, principalmente no que diz respeito ao número de afogamentos. Em 2009, quatro pessoas morreram em todo o Estado. Foram 78 princípios de afogamentos, contra apenas 31 em 2010.

Na “Operação Carnaval 2010”, foram utilizados 1.120 bombeiros militares e cerca de 70 viaturas. Todo o planejamento estratégico da operação foi fundamentado no “Plano Único de Operações para o Carnaval 2010”, elaborado pela Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) do Corpo de Bombeiros.

Abelardo Oliveira, da Assessoria de Imprensa do CBMPB